Roadie Metal Indica: Caravellus

O Caravellus é uma banda de Prog/Power Metal criada no ano de 2002 em Recife. Dois anos mais tarde, os pernambucanos lançaram sua primeira demo chamada “Across The Oceans”, que contava com o fundador Glauber Oliveira (guitarra e teclado), Leonardo Henrich (guitarra), Pedro Lee (baixo), Charles Erlan (bateria) e José Mario (vocal).

Em 2007 veio o primeiro álbum de estúdio, chamado “Lighthouse and Shed”, em que o quinteto fazia um Power Metal mais melódico. A formação sofreu algumas mudanças. Primeiro a saída do guitarrista Leonardo Henrich, que deixou apenas Glauber Oliveira com a função, além da passagem dos teclados para Daniel Felix e a troca nos vocais. José Mário deu lugar a Paula Araújo. Mas este line-up só duraria um álbum.

Em 2010 o Caravellus lançou o então último e melhor disco da sua curta carreira: “Knowledge Machine”. Para este álbum mais mudanças aconteceram na formação da banda. O baixista Cleison Johann substituiu Pedro Lee, Pedro Nunes assumiu o posto de Charles Erlan no comando das baquetas e a mais significativa delas, nos vocais, com a saída de Paula Araújo para a entrada de Raphael Dantas. A nova voz do Caravellus venceria posteriormente uma competição de vocalistas para gravar o segundo álbum do Soulspell, “Labyrinth Of Truths” (2010). O talentoso vocalista também participou de dois álbuns da banda francesa Kerion: “CloudRiders Part 1: Road To Skycity” (2012) e “CloudRiders Part 2: Technowars” (2015), entre outras colaborações.

“Knowledge Machine” se destaca do seu antecessor pela mudança de sonoridade, que passa a flertar com o Metal Progressivo. Além disso, a banda mistura o seu novo som com elementos de música pernambucana, principalmente na percussão.

Em 2013 o Caravellus encerrou as atividades e o fundador Glauber Oliveira passou a ser guitarrista das bandas Harllequin e Dark Avenger, enquanto Raphael Dantas passou por diversos grupos, como Perc3ption e Andragonia, e fundou o seu em 2015, o projeto Ego Absence. Porém no mesmo ano a banda pernambucana foi reativada sem o vocalista e já tem um terceiro disco a caminho.

Formação:
Glauber Oliveira (guitarra);
Daniel Felix (teclados);
Cleison Johann (baixo);
Pedro Nunes (bateria).

Sites relacionados:
Facebook
YouTube
Twitter

Encontre sua banda favorita