Roadie Metal Entrevista: Ultrasomcwb por 15 anos fazendo muito Rock and Roll

by Gleison Junior

Com mais de 15 anos de história, a banda Ultrasomcwb, é uma das forças do Rock Alternativo de Curitiba/PR. Com alguns registros lançados, o grupo sempre se apresenta ao vivo nas principais casas noturnas da cidade e são considerados um dos principais nomes do estilo.

Hoje batemos um papo com o grupo, que revelou detalhes acerca de sua carreira e novidades que estão sendo planejadas para o futuro. Confira:

Como surgiu sua banda, conte-nos como foi que tudo começou?

R: Em 2004 nosso guitarrista Lyu Yunes reuniu quatro amigos para tocar em um festival de bandas que aconteceria em seu bairro, porém na época o baterista Guilherme Maia (meu sobrinho), se desligou da banda e passou as baquetas para mim. Desde o dia 16 de março daquele ano não larguei mais! O festival aconteceu um mês depois e na sequência o vocalista, o baixista e o tecladista seguiram outros rumos ficando apenas eu e o Lyu. Buscamos por novos integrantes e, passaram inúmeros. Por fim a banda estabilizou-se em meados de 2005 e desde então participamos de vários festivais locais e ficamos sempre entre os três primeiros colocados, sendo um deles em primeiro lugar competindo com mais de trinta artistas. Já nos apresentamos em vários programas de TV’s local, rádios onde nossa querida amiga Marielle Loyola (Volkana) apresentava programas divulgando a cena independente, e outros programas que são transmitidos via youtube como a CrashTV apresentado por Kaká Schwartzmann. No ano de 2008 abrimos o show da banda gaúcha Bidê ou Balde aqui em nossa cidade. Em 2009 tivemos mudanças novamente, foi quando entrou a vocalista Pamella Garcia e iniciamos um novo projeto tocando metal melódico que durou dois anos. O baixista Alex Torschentaller entrou na banda em 2013. No ano de 2015 promovemos nosso show de 10 anos da banda no Teatro Universitário de Curitiba. Novas mudanças na formação nos trouxe o vocalista Ricky Benato em 2018. Também participamos da décima edição da Zombie Walk 2018 no carnaval curitibano, abrindo o show da banda Motorocker e nos apresentando para quase trinta mil pessoas. Temos uma estrada de muitos anos já percorrida. (Cleber Netti)

Quais materiais vocês já possuem lançados e como as pessoas podem encontra-los?

R: Nosso material está disponível em todas as plataformas digitais, Spotify, YouTube, Facebook e Instagram. Pesquisando por ‘ultrasomcwb’ será encontrado clipes, músicas, fotos, etc., inclusive aqui no site da Roadie Metal! (Cleber Netti)

O que você espera levar ao público com suas letras, conte um pouco sobre seu processo criativo, como vocês escrevem as letras e qual a mensagem que está por traz?

R: Esperamos surpreender com a nossa musicalidade, fazendo as pessoas conhecerem o nosso ‘Rock N’ Roll. Nossas músicas falam de amor, o rock de uma forma mais  descontraída, também contando fatos que acontecem em nosso cotidiano. Para nós não existe tempo ruim, como diz nossa música: “sem choro nem vela, rock n’ roll favela’”!  (Ricky Benato)

O que te fez querer participar da atual edição da coletânea Roadie Metal?

R: A décima quarta edição da Roadie Metal veio mesclada de excelentes artistas do cenário metal. Isso nos permitiu explorar este lado ‘metal core’ da Ultrasomcwb e foi onde decidimos que nossa música poderia participar da coletânea deixando registrado nosso rock paranaense.  (Cleber Netti)

Como você enxerga o atual momento do cenário do Metal Nacional?

R: O atual cenário é bem variado e rico, possui excelentes bandas. Mas falta algo a mais como sair da zona de conforto e ter mais ousadia. Tem uma diversidade de bandas que se repetem precisando se reinventar, procurar por novas sonoridades, timbres, groove, letras, para alcançar o público de uma maneira efetiva. A Ultrasomcwb está se reinventando e nosso próximo trabalho deverá ser único, um pouco mais pesado e  diferente de nosso padrão atual. Podemos afirmar que passando este período de quarentena produziremos nosso próximo disco que possivelmente será lançado em 2021. (Lyu Yunes)

Está sendo preparada alguma novidade para os próximos dias? Tem algum lançamento vindo por aí? Conte-nos alguns detalhes!

R: Desde 2004 a banda vem mostrando seu lado “A” para quem nos acompanha. De 2018 para cá a Ultrasomcwb descobriu o lado “B” quando entrei para assumir o vocal. Quando sairmos desse confinamento e tudo voltar ao normal após a pandemia, vamos nos reinventar trabalhando no lado “C”. Vem muita coisa nova por aí, e diferente de tudo que a banda já mostrou.  (Ricky Benato)

Deixe uma mensagem em nome da banda para nosso leitor!

R: A vocês que acompanham a Roadie Metal, toda matéria publicada neste site é feita com muito amor e dedicação pelo Gleison Júnior. Tivemos a honra de participar desta edição. Neste momento que nos encontramos em quarentena por conta do novo Covid-19 e pedimos a todos que se mantenham em isolamento social para evitar a disseminação deste vírus. Como uma forma de apoiar os artistas que dependem da música e não podem se apresentar em local público durante este período de isolamento, o leitor da Roadie Metal pode assistir as apresentações online através das lives e até mesmo colaborando depositando qualquer valor em uma conta que o artista disponibiliza muitas vezes nas descrições de seus vídeos. Temos a certeza de que logo tudo isso vai passar e em breve estaremos nos palcos transmitindo toda nossa energia e matando a saudade de estar em frente ao público e fazendo nosso show. Agradecemos imensamente ao Gleison Junior por este espaço e a você, leitor da Roadie Metal. Um forte abraço de Cleber Netti, Lyu Yunes, Alex Torschentaller e Ricky Benato.

Quer saber mais? Siga-nos em nossas redes, acompanhe no YouTube e compartilhe nosso trabalho!

#ultrasomcwb #uscwb #rocknrollfavela

YouTube: https://www.youtube.com/ultrasomcwb

Facebook: https://www.facebook.com/ultrasomcwb

Instagram: https://www.instagram.com/ultrasomcwb

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish