Roadie Metal Entrevista: Sinistra – “A melhor experiência tem sido trabalhar com músicos e artistas diferentes”

Formado em 2020, o Sinistra é um novo projeto ousado do músico costa-riquenho Antonio Masis, baixista e vocalista do Pneuma, onde ele procura fazer sons que não se prendam a rótulos, fazendo parcerias com vários outros artistas, sejam esses músicos ou não.

Desde então, o projeto tem lançado vários singles conceituais, onde a música e arte que ilustra a mesma se conectam, sendo esses partes do primeiro CD da banda que será lançado em breve.

Para falar sobre o assunto, Antonio Masis, frotman do Sinistra, deu uma entrevista exclusiva a Roadie Metal, a qual pode ser conferida agora.

Roadie Metal: Fale-nos um pouco sobre o conceito do Sinistra.

Antonio: Sinistra é um projeto de colaboração artística que traz vida a músicas originais escritas por mim. Em toda música tem um time diferente de músicos, ilustradores e animadores, dando a cada música um som, textura e conceito diferente. Até o momento, cerca de 30 artistas costa-riquenhos participaram de diferentes músicas lançadas.

Roadie Metal: Agora, fale-nos do álbum que estar por vir, o “Human Nature”.

Antonio: O “Human Nature” será o primeiro álbum conceitual de uma coleção de músicas que pretendem representar as diferentes emoções humanas, a qual temos experiência através da vida, morte e além. Alguns os conceitos explorados nas músicas e nas artes são manipulação, sensação de prisão, sentimento de rebeldia, satisfação, transição para um plano mais alto, e etc.

Roadie Metal: Como tem sido a recepção das músicas lançadas até agora?

Antonio: Tenho ficado bem surpreso com o como o projeto tem sido recebido. A melhor experiência tem sido trabalhar com músicos e artistas diferentes, eles têm trazido uma energia única para cada música e obra-prima, e acho que as pessoas tem percebido isso em cada lançamento.

Roadie Metal: Podemos considerar o Sinistra como uma “banda de um homem só”?

Antonio: Todas as músicas são escritas por mim, contanto, sem a ajuda e talento de cada músico e de cada designer para ilustrar cada conceito, o produto final não seria possível. Nunca chamarei de “banda de um homem só”.

Roadie Metal: Sobre as diferentes artes que são colocadas em cada música, como é o processo para escolher os artistas e as artes em si?

Antonio: Faço uma pesquisa online e pergunto por referências de artistas talentosos para trabalhar com. Eu olho seus respectivos portfolios e tenho uma conversa com eles para achar qual conceito/música se encaixa melhor para o seu talento. Tem sido uma experiência incrível.

Roadie Metal: E como você escolhe os músicos que vão trabalhar contigo?

Antonio: Tenho sido abençoado durante esses 20 anos de tocar com alguns músicos bastante talentosos. Uma das razões a qual iniciei o Sinistra foi para criar oportunidades de gravar vários músicos costa-riquenhos os quais já toquei em shows, mas nunca tive oportunidade de gravar algo em parceria. Sou honrado de ter vários músicos talentosos dispostos a gravarem comigo.

Roadie Metal: Suas músicas não tem uma sonoridade linear, por que isso? E podemos colocar o Sinistra dentro de algum gênero do Rock?

Antonio: Não acho que o Sinistro foi feito para se encaixar em um gênero específico, minha intenção era fazer músicas sem ser leal a nenhum tipo específico de som. Eu admiro Folk Rock, Metal Progressivo, Rock Clássico, Hard Rock, World Music, Blues, Rock Psicodélico, e eu acho que as músicas são uma oportunidade de mostrar essas influências.

Roadie Metal: Como é a cena do Rock na Costa Rica?

Antonio: É um ambiente desafiador porque não temos uma indústria tradicional da música com gravadoras, produtoras, e etc. Sempre senti que tem músicos bem talentosos na Costa Rica e parte do que tenho tentado fazer com o Sinistra é mostrar um desses talentos de diferentes gêneros.

Roadie Metal: Quais são as suas expectativas com essa nova parceria com a Roadie Metal?

Antonio: Estou animado para compartilhar músicas criadas por costa-riquenhos com o público brasileiro. Sempre fui um grande fã de bandas brasileiras e de suas músicas no metal, progressivo, rock e outros gêneros.

Roadie Metal: Você veio de outra banda chamada “Pneuma”, que tem um conceito diferente do Sinistra. Como foi lidar com essa transição?

Antonio: Eu ainda toco baixo e canto no Pneuma. Meus companheiros de banda tocaram em algumas faixas do Sinistra. Não me imagino fazendo um projeto musical sem eles. Nos juntaremos e faremos nosso quarto álbum em breve.

Roadie Metal: Com o Pneuma, como foi ser a primeira banda da Costa Rica a tocar no Wacken Open Air?

Antonio: No Pneuma tivemos a oportunidade de ser os primeiros em muita coisa ao longo desses 17 anos. Abrimos para o Metallica em 2010, para o Judas Priest/Whitesnake em 2011, para o Morbid Angel em 2011, e fomos a primeira banda costa-riquenha a tocar no Barroselas MetalFest em Portugal em 2013, e também a primeira banda costa-riquenha a tocar no Wacken Open Air, que foi uma experiência fantástica. Ganhamos um concurso mundial chamado Metal Masters e conseguimos uma vaga entre o Blind Guardian e o Ozzy Osbourne. Nós fechamos a programação no WET Stage no primeiro dia do festival. Foi impressionante terminar a nossa última música e então ouvir a intro do Ozzy Osbourne no Main Stage perto da gente. Foi um sonho se tornando realidade!

Roadie Metal: Como foi lançar um projeto no meio de uma pandemia?

Antonio: O ruim é não poder tocar as músicas ao vivo, sinto falta dessa experiência. Contanto, pudermos gravar um monte de músicas no homestudio e trabalhar bem rápido com diferentes artistas e produzir vários lançamentos em um curto período de tempo. Com esperança poderemos tocar elas ao vivo em breve.

Roadie Metal: Quais são os próximos planos do Sinistra?

Antonio: Continuar escrevendo músicas e lançando singles conceituais. Adoraria gravar um show e publicar online também. O objetivo é continuar produzindo o máximo de trabalho possível.

Roadie Metal: Qual é a sua mensagem para os brasileiros?

Antonio: Os brasileiros tem uma cultura musical maravilhosa e rica. É ótimo ter minhas composições compartilhadas com o público brasileiro. Já fiz turnê em Portugal, no México, na Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha. Adoraria tocar no Brasil um dia!! Sigam-nos no www.sinistramusic.com e também nas nossas redes socais, Instagram e Facebook.

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita