Com 30 anos de carreira, a banda de blackened death metal suéca Necrophobic se prepara para lançar o seu sétimo álbum de estúdio, “Dawn Of The Damned“, no dia 9 de outubro pela Century Media Records.

Em uma entrevista para a Roadie Metal, o guitarrista e compositor Sebastian Ramstedt contou sobre o conceito do álbum, suas influências como guitarrista, e como foi a participação do Schmier, vocalista do Destruction.

• Vamos começar do início! Sobre a produção de “Dawn Of The Damned”, como foi e quando começou?
Sebastian: Eu tive um fluxo muito bom escrevendo canções para o último álbum Mark of the Necrogram. Então continuei escrevendo antes mesmo do último álbum ser lançado. Geralmente eu faço demonstrações sozinho em casa. Então os outros ajudam nos arranjos e contribuem com riffs se necessário. Hoje em dia, escrevemos tudo em casa, pois a técnica é superior hoje em dia. É muito fácil experimentar coisas diferentes e reorganizar as músicas digitalmente. Gravamos todas as baterias e vocais em estúdio e Fredrik Folkare fez a mixagem! Estamos muito satisfeitos com o resultado.

• Achei que esse novo álbum é muito mais criativo e intenso do que Mark Of The Necrogram, harmonicamente falando, o que mudou nas influências?
Sebastian: O último álbum foi feito para ser direto e não progressivo. Mas em Dawn of the Damned queríamos ir mais fundo nas profundezas da escuridão das composições. Como é um álbum conceitual, nós realmente queríamos que tivesse uma variedade maior de ambientes. Pessoalmente, estou sempre muito inspirado pelo heavy metal dos anos 80. Não que eu escreva músicas que soem assim, mas me inspira quando tento expressar o Blackened Death Metal que criamos. Para solos, tenho estudado muito a cena de Los Angeles. Músicos como Warren DiMartini, George Lynche, EVH, Jake E Lee e outros são muito versáteis. Eles abriram novas maneiras de tocar guitarra para mim.

• E as letras são mais profundas e esperançosas do que as dos outros discos, como foi o processo de escrevê-las?
Sebastian: Você acha? Eu diria que é muito mais desesperador do que qualquer letra mais antiga. Mas está nos olhos de quem vê. Mas foi um álbum pessoal para escrever com certeza. Eu havia passado por uma depressão e muitas mudanças em minha vida. Eu meio que queria ver se poderia escrever um álbum dessa jornada ao desconhecido. Sobre deixar ir e enfrentar seus medos. Não sei se encontrei uma resposta ou se a mudança é completa e duradoura. Mas foi uma jornada interessante. Também tenho muita experiência com rituais, projeção astral, meditação, sonho lúcido e assim por diante. Também assuntos de grande mudança. Combinei esses tópicos no enredo que é Dawn of the Damned. Portanto, é um registro muito pessoal, com certeza.

• Enquanto você estava escrevendo o álbum, o que você queria que as pessoas sentissem?
Sebastian: Eu realmente não quero. Eu quero me fazer sentir. Criar arte é algo que você faz porque tem um impulso que lhe diz que você explodirá se não manifestar o que vê, ouve e sente em uma obra de arte real. Agora que fiz essas músicas para meu próprio bem, é interessante ver a reação entre outras. Mas não posso dizer como você deve se sentir. Talvez, você ache que as músicas são edificantes ou deprimentes. Onde você está na vida como receptor será crucial para a maneira como você interpreta a música. Mas espero que você sinta “algo”. Esta não é música para diversão ou festa. Estamos tentando penetrar em sua alma com isso.

• “Dawn Of The Damned” para mim é um álbum que, embora tecnicamente moderno, tem uma energia que lembra muito o black metal old school. Isso era algo que você já pretendia?
Sebastian: Eu não pretendia fazer as músicas caberem em nenhuma década. Mas o metal extremo de que gosto está principalmente centrado na primeira metade dos anos 90. Então eu acho que é bastante natural que isso não soe para o moderno. Mas, na verdade, eu apenas escrevo tudo o que vem à minha mente.

• Quais foram suas influências na guitarra? O disco está cheio de riffs extremamente originais e nada previsíveis.
Sebastian: Eu queria usar a capacidade total da guitarra e não apenas os power chords comuns nos primeiros 7 trastes aos quais o metal extremo se agarra. Como disse, fui muito inspirado pelas técnicas da cena de Los Angeles. Músicos sem limitações. Então eu tive que praticar muito para fazer da guitarra uma segunda voz minha. Para que eu pudesse criar livremente desta vez. Eu senti que era mais fácil obter uma variedade de riffs e solos adicionando um novo trix ao meu vocabulário.

• A música “Devil’s Spawn Attack” realmente parece que você abriu os portões do inferno! É insana !! Qual foi a intenção da banda em colocá-lo para fechar o disco? Ou não houve critérios que você seguiu para a ordem das músicas?
Sebastian: Sim! O álbum deveria terminar com “The Return of a Long Lost Soul”. Devil’s spawn era apenas uma faixa extra que realmente não se encaixava no conceito. Mas saiu melhor do que esperávamos. Achamos que seria legal colocar isso como última no álbum após o épico “The Return”.

• Eu li que Schmier do Destruction participou de uma das faixas. Isso é verdade? Como tudo aconteceu?
Sebastian: Sim! Ele divide as funções vocais no Devil’s Spawn Attack com Anders. A Century Media Records queria que escrevêssemos uma música extra. No começo eu estava um pouco chateado com isso e não queria outra música no álbum. Mas então eu estava ouvindo Thrash alemão dos anos 80. E eu escrevi Devil’s Spawn Attack quase como um protesto às exigências das gravadoras. Na manhã seguinte, ao ouvi ela, gostei muito. E eu tive a ideia de que deveríamos deixar Schmier cantar metade das letras. Felizmente ele gostou muito de cantar e deu uma contribuição fantástica. É uma das minhas músicas favoritas do álbum.

• Como vocês fazem para se manterem ativos e criativos após 30 anos de carreira?
Sebastian: Não estamos tentando! A inspiração vem, se vier. É tudo uma questão de ter uma mente aberta e deixá-la fluir quando isso acontecer. Se eu estivesse tentando escrever canções apenas para colocar comida na minha mesa, provavelmente seria uma música muito ruim. Todos nós fazemos isso porque somos metaleiros. Não há motivação para nos tornarmos estrelas do rock. Nós simplesmente amamos metal. Isso é o que torna você trve !

• Quais são os planos da banda para promover este novo álbum durante uma pandemia, sem a possibilidade de shows ao vivo?
Sebastian: Pergunta difícil. Eu tento fazer muitos vídeos de playthrough e me comunicar com os fãs nas plataformas de mídia social. Mas sinto muita falta de tocar. Esperamos poder transmitir mais. Precisamos ver quais oportunidades o futuro reserva.

Crédito: Century Media Records

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