Sejam bem vindos de volta a Roadie Metal Cronologia em pleno ano 2020, mais um vez estamos aqui para falar sobre uma das bandas mais animadas e divertidas do cenário mundial, nada menos do que o trio blues rock ZZ TOP e o delicioso álbum de 1981 ‘EL LOCO‘ que foi lançado pela Warner Bros com produção de Bill Ham.

Já se passaram 38 anos desde que este lançamento entrou em cena e nós podemos colocar ao lado do título do álbum um generoso jargão “clássico“, sim, porque ‘EL LOCO‘ fez muito mais do que trazer novas músicas aos ouvintes, mas representou uma nova faceta da banda nos anos oitenta, e isso devido ao bombardeio de influências que levaram o ZZ TOP a adicionar as picantes linhas sintetizadas que os fariam subir generosamente de patamar na cena daquela época.
A banda continuaria a cultuar as frequências blues texanas mas ao mesmo tempo rebatendo com o auge da boogie music dispostos a tirar o seu fôlego, não é pouca coisa. Mas algo mais estava em jogo quando a década do sintetizador surgiu e este foi um ponto de virada muito interessante ao ZZ TOP, o próprio Billy Gibbons comentou sobre isso em 2013 durante uma entrevista concedida ao Music Radar:
“Nós tínhamos amizade com alguém que se tornaria um associado influente, um cara chamado Linden Hudson. Ele era um compositor talentoso e tinha habilidades de produção que lideravam a banda às vezes. Ele trouxe alguns elementos que ajudaram a remodelar o que o ZZ Top estava fazendo, começando no estúdio e, eventualmente no palco ao vivo”.
Momentos cortantes como em “Groovy Little Hippie Pad“, “Party on the Patio” e até mesmo “Heaven, Hell or Houston” com um elemento sintético direto trouxeram ZZ TOP cobrando uma mudança musical destacada pela época brilhante da MTV, e é claro que Gibbons estava intrigado com os movimentos punk, new wave e synth pop de 1979 e os momentos finais dentro de ‘EL LOCO‘ deixariam claras as intenções da banda para os anos oitenta.
Gibbons inclusive comentou durante uma outra entrevista a Rolling Stones em 2015 sobre um momento durante a passagem de som da banda DEVO naquela época, a influência de elementos alternativos acabou levando as coisas para o que se tornou “Groovy Little Hippie Pad” em uma espécie de derivado direto do punk.
Na mesma época o ZZ Top havia se tornado fã do B-52s, especificamente de “Party Out of Bounds” do Wild Planet de 1980.
“Nossa música ‘Party on the Patio’ foi uma extensão disso“, acrescentou Gibbons, notando que o crítico de música Lester Bangs a tocou para alguns punks em Nova York e eles curtiram, “Isso provou que não éramos apenas uma banda de boogie music e tivemos essa vantagem do new wave também”.
Essa nova fusão de estilos foi incentivada por Hudson que serviu como uma espécie de pré-produtor de EL LOCO, embora o álbum tenha sido oficialmente produzido por Bill Hamm.
Hudson ajudou a construir o estúdio doméstico do baterista do ZZ Top, Frank Beard, e viveu com ele por um tempo, isso levou a sessões iniciais e depois a uma colaboração mais estreita no Eliminator de 1983.
Em outros partes o ZZ Top mudou para as emoções mais vívidas como em “I Wanna Drive You Home“, que apresenta um desempenho de guitarra desesperadamente triste com um vocal muito solitário. A balada blues “Leila” serviu como single principal do EL LOCO, seguida por “Pearl Necklace“ e “Tube Snake Boogie“, mas nada disso indicava necessariamente os sucessos futuros, ou, realmente a experimentação efervescente que tornou esse projeto tão diferente.
Inspirados pelas novas músicas que o cercavam, Gibbons estava ansioso para atualizar o som do ZZ Top.
“Você acha que pode ser punk? Nós podemos ser punk!“, Gibbons se entusiasmou em uma entrevista em 2012 para o The Guardian.
“Eu sabia que estava tudo bem, porque não havia como o ZZ Top perder o blues.”
EL LOCO se tornou inquestionavelmente um divisor de águas na história do ZZ TOP e principalmente nos trouxe uma banda amadurecida fusionando estilos, se renovando, evoluindo. Então aproveite o momento e ouça EL LOCO, eu recomendo!
Nota: 8/10
Track listing
1 – Tube Snake Boogie
2 – I Wanna Drive You Home
3 – Ten Foot Pole
4 – Leila
5 – Don’t Tease Me
6 – It’s So Hard
7 – Pearl Necklace
8 – Groovy Little Hippie Pad
9 – Heaven, Hell or Houston
10 – Party on the Patio
Membros da banda
Billy Gibbons – Guitarra e vocal
Dusty Hill – Baixo
Frank Beard – Bateria