“Union”, décimo-terceiro álbum do Yes, lançado em 1991, foi um verdadeiro marco na carreira da banda. Apesar de estar muito longe de figurar entre os principais trabalhos do ícone do Rock Progressivo, a bolacha trouxe uma impensada parceria/junção entre o line-up do Yes à época – liderado por Chris Squire – e o grupo Anderson Bruford Wakeman Howe, formado pelos ex-integrantes de mesmo nome, que vinham se enfrentando em sérios entraves judiciais devido à recente separação.
As gravações do disco, que se deram entre os anos de 1989 e 1991, só fizeram evidenciar todos os problemas acerca do projeto, mostrando-se algo um tanto quanto forçado e involuntário. Houveram incontáveis participações de músicos de estúdio e até mesmo alterações em linhas instrumentais ou vocais pré-gravadas, por questões de indisponibilidade na agenda de algum membro, ou influência do produtor Jonathan Elias, respectivamente. Um processo tão problemático só poderia resultar em algo polêmico.
Em termos musicais, o trabalho é, de certa forma, inconsistente. Temos bons momentos em canções como “I Would Have Waited Forever“, “Masquerade“, “Lift Me Up” e “Silent Taking“, enquanto outras como “Miracle Of Life“, “The More We Live – Let Go“, “Dangerous (Look In The Light Of What You’re Searching For)” e “Take The Water To The Mountain” se mostram pouco inspiradas, trazendo à tona uma clara disparidade de rumos entre os músicos do Yes e ABWH.
Em suma, “Union” é mediano, apesar do altíssimo calibre dos artistas envolvidos. Deve ser plenamente apreciado somente pelos fãs mais incondicionais e “hardcore” da banda.
Tracklist:
01 – I Would Have Waited Forever
02 – Shock To The System
03 – Masquerade
04 – Lift Me Up
05 – Without Hope You Cannot Start The Day
06 – Saving My Heart
07 – Miracle Of Life
08 – Silent Talking
09 – The More We Live – Let Go
10 – Angkor Wat
11 – Dangerous (Look In The Light Of What You’re Searching For)
12 – Holding On
13 – Evensong
14 – Take The Water To The Mountain
Formação:
Jon Anderson – vocal
Bill Bruford – bateria e percussão
Steve Howe – guitarra
Trevor Rabin – guitarra
Tony Kaye – piano e órgão
Chris Squire – baixo
Rick Wakeman – teclado
Alan White – bateria e percussão