Roadie Metal Cronologia: Whitesnake – Slide It In (1984)

“Slide It In”, sexto álbum do quarteto britânico Whitesnake, foi um divisor de águas, como muitos gostam de salientar. Trabalho que marca a passagem entre duas fases distintas: uma Hard Rock, mais temperada com Classic/Heavy Rock, em contrapartida com a tendência Hair Metal crescente.

Não é incomum versões diferentes de discos serem distribuídas em países diferentes – todo disco que pego com uma versão “especial” japonesa apresentam 3, 4 ou até 5 músicas a mais, por exemplo. Mas e quando é feita uma nova mixagem de todo o disco? Pois é, Slide it In foi remixado para os Estados Unidos, com teclados e baixo mais baixos que a versão original comercializada no Reino Unido (E restante da Europa).

São versões bem distintas; a segunda mix conta com um terceiro guitarrista, John Sykes, além de solos de guitarra diferentes, e uma produção mais voltada às guitarras e bateria. Trechos de teclado foram adicionados e algumas faixas de baixo foram regravadas, por outro baixista(!!!).

Isso diz muito sobre o cenário mundial na época, a virada entre composições mais densas para algo mais refrescante e descontraído. Além de claro, demostrar interesse da banda em ter uma presença mais forte no maior mercado consumidor no mundo, Estados Unidos.

Com tudo isso dito, o que posso falar sobre Slide it In? Confesso que Hard Rock, seja nos primórdios, durante  a era de ouro de ’70, começo de ’80; ou as bandas mais “poser”, com seus permanentes e batom, nunca foi o meu forte. Muitas caras e bocas, sabe?

“Slide it In” é um disco tranquilo de ouvir, algumas músicas gritam “anos 80”, outras são um Hard Rock extrovertido na onda “Van Halen de ser”, e algumas até nos fazem lembrar dos australianos do AC/DC. E claro, não poderia faltar uma balada, “Love Ain’t No Stranger”, um dos grandes clássicos do Whitesnake.

Algumas bandas, inevitavelmente, acabamos ouvindo uma música ou outra por aí, nem que seja nas rádios ou nas infames versões de coletâneas do tipo “Love Metal”. Definitivamente não sou um entusiasta do Whitesnake, mas “Slide It In” foi um disco que curti ouvir. Acho difícil alguém que goste de Hard Rock nunca ter ouvido, mas pra quem nunca ouviu, vale a pena.

Versão USA
01 – Slide It In
02 – Slow an’ Easy
03 – Love Ain’t No Stranger
04 – All or Nothing
05 – Gambler
06 – Guilty of Love
07 – Hungry for Love
08 – Give Me More Time
09 – Spit It Out
10 – Standing in the Shadow

Versão UK
01 – Gambler
02 – Slide It In
03 – Standing in the Shadow
04 – Give Me More Time
05 – Love Ain’t No Stranger
06 – Slow an’ Easy
07- Spit It Out
08 – All or Nothing
09 – Hungry for Love
10 – Guilty of Love
11 – Need Your Love So Bad

Formação USA
Versão para Estados Unidos
David Coverdale – vocal principal, percussão, piano
John Sykes – guitarras
Micky Moody – guitarras
Mel Galley – guitarras, vocal de apoio
Neil Murray – baixo
Jon Lord – teclados
Cozy Powell – bateria

Versão UK
David Coverdale – vocal principal, percussão, piano
Micky Moody – guitarras
Mel Galley – guitarras, vocal de apoio
Colin Hodgkinson – baixo
Jon Lord – teclados
Cozy Powell – bateria

 

Encontre sua banda favorita