Roadie Metal Cronologia: Voivod – Rrröööaaarrr (1986)

Sem sombras nenhuma de dúvidas, o Voivod sempre foi uma banda com um som verdadeiramente notável. Eles realmente colocaram-se no mapa do Heavy Metal, criando um estilo que é incomparável, misturando Punk, Thrash e estilos progressivos em seus trabalhos.

E enquanto no ano de 1986 o mundo testemunhava o aparecimento de clássicos do Thrash Metal, como “Master Of Puppets” e “Reign In Blood, “Rrröööaaarrr” mostrava muitas das marcas registradas de uma banda típica de Thrash Metal, mas no Voivod, particularmente o guitarrista Denis “Piggy” d’ Amour, decide apimentar um pouco mais as coisas. O ritmo na nota “E”, um traço comum do Thrash Metal, está presente no álbum, mas quando emparelhado com padrões de acordes incomuns, o Thrash no álbum é típico. Um excelente exemplo disso é “Thrashing Rage”, uma das melhores faixas. Enquanto a música não começa com as notas características e mais alguns acordes básicos, ela pula para o primeiro verso usando padrões de acordes não encontrados em canções de outras bandas de Thrash Metal. Se você remover esses padrões de acordes, no entanto, você acaba com uma música que você esperaria ouvir de outra banda da Bay Area, porque esses acordes são basicamente a única coisa que separam o som de “Rrröööaaarrr” de álbuns de outras bandas. Estes padrões de acordes acabariam por dar lugar a acordes diminuídos e aumentados a medida que a carreira da banda continuava.

Os vocais de Denis “Snake” Belanger são típicos do Thrash Metal. Em todas as músicas deste álbum, Snake usa uma voz rosnando e rouca com um tom mais agressivo, um pouco como Dave Mustaine. Exagerado seria dizer que sua voz rouca poderia ser uma outra marca registrada do estilo, como a maioria de seus vocalistas parecem compartilhar este aspecto. A voz de Snake iria ficar cada vez menos rouca, e mais e mais suave para acomodar o som da banda sempre mudando com o passar dos anos.

Apesar de “Rrröööaaarrr” não ser tão complexo como qualquer álbum que veio depois, ele ainda tem alguns aspectos que diferenciam o Voivod de outras bandas. Os riffs únicos de Piggy, os vocais ásperos de Snake, e os tempos ímpares de distância estão todos presentes neste álbum. Nos próximos anos, no entanto, seus talentos seriam ainda mais prevalentes, como a banda mudou seu foco longe do Thrash Metal, colocando muitas influências musicais diferentes ao longo de sua história.

Formação:
Snake (Denis Bélanger) – vocais
Piggy (Denis D’amour) – guitarras
Blacky (Jean-Yves Thériault) – baixo
Away (Michel Langevin) – bateria

Track list:
01. Korgüll The Exterminator
02. Fuck Off And Die
03. Slaughter In A Grave
04. Ripping Headaches
05. Horror
06. Thrashing Rage
07. The Helldriver
08. Build Your Weapons
09. To The Death

Compartilhe:

Tags

Sobre: Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

Fã de Heavy Metal desde a segunda metade dos 80's, tem como bandas favoritas o Iron Maiden e o Judas Priest. Divide seu tempo entre trabalho, família e colaborando com matérias e resenhas para diversos canais, como o Blitz Metal e o Iron Maiden Brasil Notícias

Você talvez também goste...

Comentários

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!