Dimension Hatröss é o quarto álbum de estúdio da banda de Thrash Metal canadense chamada Voivod. Ele foi lançado no dia 29 de Junho de 1988 e conta com 9 faixas. O trabalho foi lançado pela gravadora Noise Records e é um álbum conceitual que narra as façanhas do mascote cyborg do Voivod, o Korgull. O baterista da banda, Michel Langevin (conhecido como Away) foi quem produziu a capa e a arte do trabalho da banda.
Voivod no álbum é: Snake (Denis Belanger) nos vocais, Piggy (Denis D’Amour) na guitarra, Blacky (Jean-Yves Thériault) no baixo e Away (Michel Langevin) na bateria e nas artes. Quem produziu o álbum foi Harry Johns.
O trabalho é dividido em 2 partes: prólogo, contendo 4 faixas, e epílogo, contendo 5 faixas. Dimension Hatröss é daqueles álbuns que não importa quantas vezes você ouça, sempre haverá algo novo para prestar a atenção. Isto se deve muito por conta das linhas de guitarra de Piggy, pois foi neste trabalho que ele colocou alguns de seus riffs e solos mais icônicos. As linhas de baixo também foram bem trabalhadas, fazendo um “casamento” perfeito com a guitarra e deixando o trabalho com qualidade. Tal qualidade foi reconhecida pela revista Rolling Stone, colocando o álbum entre os 100 melhores do Metal.
Este quarto álbum da banda é uma das etapas finais de toda uma transição sonora por onde a banda trabalhou, fazendo novas experiências e agregando um estilo diferente ao seu trabalho, mudando um pouco do que era no álbum anterior.
Os destaques ficam por conta da primeira faixa, “Experiment”, que conta com belos solos de guitarra bem melódicos e elaborados juntos de uma bateria bem acelerada, com características de hardcore. A sétima faixa, “Psychic Vacuum”, tem um início com velocidade e a bateria é marcante pela sua aceleração, principalmente levada pela bateria.
Tracklist:
Prolog
- “Experiment”
- “Tribal Convictions”
- “Chaosmöngers”
- “Technocratic Manipulators”
Epilog
- “Macrosolutions to Megaproblems”
- “Brain Scan”
- “Psychic Vacuum”
- “Cosmic Drama”
- “Batman”