Este mês peguei a cronologia do Vision Divine (embora eu que tenha sugerido a do Burzum, não fiquei com nenhum disco). Então, trago o terceiro trabalho dos italianos, lançado em 2004. É o primeiro disco com o vocalista Michele Luppi – que entrou no lugar do Fabio Lione, que, antes de sair da banda, ajudou na composição de sete músicas.
“Stream of Consciousness” é um álbum conceitual, dividido em capítulos, que faz uma viagem ao subconsciente de um personagem atormentado por vários tipos de problemas, frustrações e questionamentos. É interessante ler as letras das músicas para identificar essas questões do personagem. São bem marcantes.
Durante a audição, posso destacar a música “Secret of Life”, segunda do disco e que mostra os vocais potentes de Michele e claro, o talento da banda. Mas leia a letra, onde a personagem está procurando um sentido para a sua própria vida enquanto enlouquece – Já que na primeira música, “Stream of Unconsciousness”, a personagem paga um preço por tentar buscar uma verdade e acabar perdendo sua sanidade mental no processo.
A letra de “La Vita Fugge” mostra um personagem arrependido de suas ações do passado. E claro, além da letra, repare no fôlego de Michele ao segurar o trecho final “I’ll always be late”, o que mostra mais uma vez o seu talento no estilo Power Metal. E “Out of The Maze”, que traz um refrão grudento e marcante (que fiquei cantarolando). Nesta parte, a personagem finalmente está livre do hospício onde estava internado e deixa seu futuro a cargo do destino.
Pegue todo o disco e ouça lendo os capítulos, para entender melhor sobre a história. Eu citei as músicas que chamaram minha atenção pelas letras e contexto da história, e também pelo instrumental.
Confesso que nunca ouvi o Vision Divine (fiquei conhecendo alguns meses atrás quando anunciaram show em São Paulo), e Power Metal não é um estilo que gosto, mas dentro se seu gênero musical, a banda é muito boa. Boas composições, vocalista potente e típico do estilo e os outros músicos exalam talento. Para quem gosta de Power Metal, esse é um álbum que deve estar na coleção.

Data de Lançamento: 19/04/2004
Gravadora: Scarlet Records
Faixas:
01 – Chapter I: Stream of Unconsciousness
02 – Chapter II: Secret of Life
03 – Chapter III: Colours of My World
04 – Chapter IV: In The Light
05 – Chapter V: The Fallen Feather
06 – Chapter VI: La Vita Fugge
07 – Chapter VII: Versions of The Same
08 – Chapter VIII: Through The Eyes of God
09 – Chapter IX: Shades
10 – Chapter X: We Are, We Are Not
11 – Chapter XI: Fool’s Garden
12 – Chapter XII: The Fall of Reason
13 – Chapter XIII: Out of The Maze
14 – Chapter XIV: Identities…
Formação:
Michele Luppi (vocal);
Olaf Thörsen (guitarra);
Andrea “Tower” Torricini (baixo);
Matteo Amoroso (bateria);
Oleg Smirnoff (teclado).