Uma das coisas mais legais no qe se diz respeito ao Roadie Metal Cronologia é a chance de conhecer trabalhos e/ou bandas que por algum motivo deixei passar despercebido nessa minha jornada no Heavy Metal. E graças ao quadro, finalmente deixei de desculpas, e fui conhecer o trabalho do Virgin Steele, mais precisamente aquele que é considerado por muitos sua obra prima, o grandioso “Noble Savage”.

Após dois trabalhos bem recebidos pela crítica especializada “Virgin Steele” (1982) e “Guardians Of The Flame” (1983) houve um desentendimento interno na banda, mais precisamente entre o vocalista David Defeis e o guitarrista Jack Starr, o qual ficou furioso ao saber que a banda estava ensaiando com Ed Pursino. O caso foi levado aos tribunais por Jack, a fim de obter a marca da banda, mas o guitarrista perdeu o processo, deixando o comando para David Defeis.

Musicalmente falando temos dez faixas em pouco mais de 45 minutos que navegam por um Heavy Metal épico, onde tudo se encaixou perfeitamente bem, desde a sessão rítmica aos riffs e solos do já citado Ed Pursino aos teclados e marcantes vocais de Defeis. Interessante destacar as fortes “We Rule The Night” e “Fight Tooth And Nail” as quais duvido algum banger de respeito não bater cabeça, a bela balada “Don’t Close Your Eyes”, com uma interpretação impar de Defeis, a épica “Thy Kingdom Come”, onde em alguns momentos me fizeram lembrar do Manowar e a cereja do bolo, a faixa título “Noble Savage”, mais precisamente em seu final, onde temos um dramatismo sem palavras.

Resumo da ópera, o sentimento que fiquei foi o de como esse álbum e o próprio Virgin Steele não alcançaram voos mais altos. Pois certamente “Noble Savagae” tinha (e ainda tem) poder para bater de frente com clássicos contemporâneos. Enfim, resta-me recomendar a você, banger que está lendo, que ouça essa pérola sem dó de furar os tímpanos. Vale a pena!

Formação:
David Defeis (vocais, teclados e orquestrações)
Ed Pursino (guitarras e baixo)
Joe O’Reilly (baixo)
Joey Ayvazian (bateria)

Faixas:
01. We Rule The Night
02. I’m On Fire
03. Thy Kingdom Come
04. Image Of A Faun At Twilight
05. Noble Savage
06. Fight Tooth And Nail
07. The Evil In Her Eyes
08. Rock Me
09. Don’t Close Your Eyes
10. The Angel Of Light