A ovelha negra na discografia do Van Halen, e o único que conta com Gary Cherone, recém saído do extinto Extreme, pode parecer um trabalho ruim para os fãs que vinham acompanhando clássicos como o Balance, Van Halen II e 1984. Para os ouvidos menos críticos, Gary não destoa tanto de Sammy em algumas ocasiões, mostrando que apesar de trabalhar em um grupo (Extreme) que não o exigia tanto, ele possuía uma boa voz para o estilo da banda. Claro que Sammy e David Lee Roth são parte da alma e do espírito do Van Halen.
Mas é sempre complicado destacar um trabalho após um disco tão completo como o Balance, que viria a se tornar referência da banda até hoje. Mesmo assim, Van Halen III possui uma boa energia graças, e muito, ao talento de Eddie. Bons riffs e algumas “inspirações” do trabalho anterior surgem no decorrer da audição.
Os números de vendas de Van Halen III são decepcionantes e até hoje foi o único álbum a não atingir a marca de 1 milhão de cópias na América do Norte. O que levou a isso? Músicas mais longas que o tradicional, excesso de baladas e de baladas ruins, por sinal. Apesar do baixo índice de vendas o álbum atingiu a quarta colocação na Billboard 200 e teve um single, “Without You”, a atingir o topo do Mainstresm Rock.
Particularmente nunca havia parado para ouvir o disco por inteiro. Apenas Without You, single e que é considerada a “mais famosa e melhor do disco”, fazia parte da minha cultura Halen. E o que eu ouvi, apesar de ter lido algumas críticas bem efusivas, foi um Van Halen diferente, com um vocalista à sombra de Sammy Hagar, com composições abaixo da capacidade discográfica da banda, porém com uma energia e uma vontade de manter o projeto andando mesmo com as adversidades.
Formação:
Gary Cherone (vocal);
Eddie Van Halen (guitarra, teclado, baixo, backing vocals, vocal principal em “How Many Say I”);
Michael Anthony (baixo, backing vocals);
Alex Van Halen (bateria, percussão).
Faixas:
01. Neworld (instrumental)
02. Without You
03. One I Want
04. From Afar
05. Dirty Water Dog
06. Once
07. Fire In The Hole
08. Josephina
09. Year To The Day
10. Primary (solo de guitarra por Eddie Van Halen)
11. Ballot Or The Bullet
12. How Many Say I (vocal principal por Eddie Van Halen)