Em 1981 o Van Halen já era uma banda consolidada e Eddie Van Halen era mundialmente conhecido como referência na guitarra. Essa popularidade e respeito estava diretamente ligado ao seus incríveis álbuns lançados até então: o debut homônimo (1978), “Van Halen II” (1979) e “Women and Children First” (1980).
Nesta época, muitas bandas do estilo sofriam com a síndrome da popularidade que acabava por diminuir a criatividade do grupo. Na contra mão desta ideia, o Van Halen continuava inovando e testando sua arte até o limite, e foi através deste prisma que a banda lança em abril de 1981 “Fair Warning”.
A produção mais uma vez ficou a cargo de Ted Templeman que junto a Eddie idealizaram linhas de guitarras, digamos, mais obscuras, que junto ao carisma da banda deu ao disco um ar diferenciado.
“Mean Street” abre o trabalho com riffs despojados e uma letra sobre a vida noturna, o tom sem seriedade de David Lee Roth ajuda a climatizar a canção.
Em “Dirty Movies” insinuações sexuais envoltas em versos cativantes traz para o álbum, além de momentos rítmicos técnicos, uma canção divertida com pontos acima da média!
A terceira faixa do trabalho traz uma ótima performance vocal de David Lee Roth, “Sinner’s Swing” carrega uma sonoridade típica do Van Halen e compõem o enredo com bastante maestria.
A faixa mais descompromissada do disco é a “Hear About It Later”. Com uma bela melodia e um grito típico de David Lee Roth, a música estampa um refrão que transborda em carisma e salva a canção que até então é a mais “fraca” do álbum.
“Unchained” é simplesmente fantástica. Versos bem construídos, riffs consistentes e uma excelente performance vocal faz da canção uma das melhores do trabalho. A faixa é realmente muito bem desenvolvida e ataca diretamente a glândula pineal do ouvinte.
Mais uma música peculiarmente sexual, “Push Comes to Shove” apresenta linhas bem escritas e marcantes que junto a uma chuva de tapping muito bem executadas agrada públicos mistos.
A bem humorada “So This Is Love?” talvez seja a faixa mais descontraída deste trabalho. A descontração meio “piadista” com um humor muitas vezes questionável marcou a discografia do Van Halen na fase David Lee Roth, e confesso não ser um grande admirador desta época exatamente por isso, porém, as guitarras incríveis de Eddie faz com que musicalmente encontremos nessa fase momentos ímpares. Em “So This Is Love?” mais uma vez Eddie se destaca construindo ótimos arranjos junto ao destacado baixo, salvando assim a canção.
Sintetizadores e um clima denso e sombrio dominam as faixas “Sunday Afternoon in the Park” e “One Foot Out the Door” sendo que a primeira é na verdade uma intro para a faixa de encerramento do disco que discorre com um peso extra (quase um Heavy Metal) porém longe de alcançar destaque, a não ser pelo efeito da guitarra base que trouxe um diferencial.
Destaque para a capa do álbum que apresenta detalhes da pintura “O Labirinto”, do pintor canadense William Kurelek, representando sua difícil infância.
Membros:
David Lee Roth – Vocal
Eddie Van Halen – Guitarra, vocal de apoio
Michael Anthony – Baixo, vocal de apoio
Alex Van Halen – Bateria
Faixas:
“Mean Street”
“Dirty Movies”
“Sinner’s Swing!”
“Hear About It Later”
“Unchained”
“Push Comes to Shove”
“So This is Love?”
“Sunday Afternoon in the Park”
“One Foot Out the Door”
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8/10