Roadie Metal cronologia: Vader – Necropolis(2009)

   Após a inesperada saida de três de seus integrantes, justo em sua melhor fase, o Vader que agora contava somente com seu fundador, vocalista e guitarrista Piotr “Peter” Paweł Wiwczarek, e para juntar os cacos e continuar sua trajetória, Peter contatou Reyash (baixo), Vogg (guitarra, Decapitated) e Pawel (bateria, Soul Snatcher) , para lançar em meados de 2009 seu oitavo disco, intitulado “Necropolis”.

    Apesar dos problemas que poderiam decorrer em função de toda essa mudança de formação, o Vader não vacilou. Lançado pela Nuclear Blast, Necropolis contem um total de 11 faixas com uma duração de um pouco mais de 30 minutos, trazendo sua velha fórmula, definida há tempos, com suas raízes na velha escola do Death Metal devidamente entrelaçadas ao Thrash Old school.

    O disco abre com “Devilzer”, que abre com uma virada da bateria de ‘Paul’ seguido de riffs matadores da dupla Peter e Vogg que cara já faz o ouvinte dar boas batidas de cabeça, com destaque para os solos de guitarra. Na sequência “Rise of the Undead” abre com uma sequência de riffs pesados acompanhados dos blast beat de Paul, com direito a algumas mudanças de andamentos no decorrer da música que soaram extremamente bem, com certeza um dos grandes destaque da banda.

   “Never Say My Name”, foi a unica faixa do disco a receber um clipe, com certeza é outro grande destaque do disco, com seus riffs agressivos que combinam com a letra proposta, tambem mereçe um destaque os solos da dupla Peter e Vogg.

   Em seguida temos “Blast” que segue na mesma linha das anteriores. Na sequência a banda dá um descanso para os ouvientes com um pequeno interludio intitulado “The Seal” que é seguido da excelente “Dark Heart” que traz consigo um andamento um pouco mais cadenciado, diferenciando um pouco das faixas anteriores que eram mais diretas. “Impure” é em minha opinião uma das melhores faixas do disco, com seus riffs que iram lhe proporcionar boas batidas de cabeça.

   ” Summoning The Futura” é mais um rapido interlúdio, que é seguido da pessadisima “Anger”, com destaque para a cozinha fulminante formada por Paul e Reyash, é outro destaque do disco. “We Are The Horde” segue na mesma vibe das anteriores, com um destaque para o riff da intrudução seguido de um solo de guitarra. Para fechar “When The Sun Drowns In Dark” é a faixa que mais se diferencia das demais do trabalho, trazendo alguns arranjos que remetem diretamente ao Heavy Metal mais tradicional e no final com um resultado muito bacana.

    O disco tambem traz algumas faixas bônus, que são os covers de “Black Metal”(Venom) e “Fight Fire With Fire”(Metallica), e também um DVD “To Live!!!”, com um trecho de 26 minutos de uma apresentação beneficente da banda no Studio Club da Cracóvia (Polônia) em abril de 2009, para arrecadar fundos para ajudar na recuperação do Covan, vocalista do Decapitated, que se acidentou seriamente na Rússia no final de 2007, dá para sacar um pouco como a nova formação funciona sobre os palcos.

    Embora “Necropolis” não ofereça grandes surpressas, ele cumpre o seu papel oferecendo um repertório extremamente pesado e com aqueles clássicos riffs grudentos, e seu a mudança de formação era algo que preocupava os fãs do Vader, com certeza após este lançameto isto deixou de ser um problema.

Formação:
Piotr ‘Peter’ Wiwczarek – voz e guitarra
Wacław ‘Vogg’ Kiełtyka – guitarra
Tomasz ‘Reyash’ Rejek – baixo
Paweł ‘Paul’ Jaroszewicz – bateria

01. Devilizer
02. Rise Of The Undead
03. Never Say My Name
04. Blast
05. The Seal
06. Dark Heart
07. Impure
08. Summoning The Futura
09. Anger
10. We Are The Horde
11. When The Sun Drowns In Dark
12. Black Metal (Venom cover)
13. Fight Fire With Fire (Metallica cover)

DVD To Live!!!
01. Crucified Ones
02. Black To The Blind
03. The Epitaph
04. Carnal
05. Wings
06. This Is The War
07. Lead Us

 

Encontre sua banda favorita