O Vader foi a primeira banda de metal do bloco oriental a assinar com um selo ocidental, e nesse disco o quarteto polaco registrou um álbum hipnotizante, muito influenciado pelo Morbid Angel, embora mais focado e menos experimental. Além do mais, há uma sonoridade parecida que faz lembrar os primeiros álbuns do Slayer, produzindo um som distinto que muitas vezes evoca um maior impacto auditivo do que seus similares americanos.
Embora não seja tão caótico nem tão empolgado quanto o seu álbum de estréia, De Profundis consegue melhorar sua abordagem das guitarras, exibindo passagens mais inventivas e harmonicamente complexas, e que são tocadas com precisão e convicção. Se você gostou das músicas do EP Necrolust, estou convencido de que você estará ouvindo De Profundis por algum tempo após a compra. A maioria dos instrumentos são tocados de forma impecável, com o baixo sendo bem grave na mistura para dizer de qualquer maneira. A produção da banda é de primeira qualidade, dando-lhes um som muito cheio e denso, misturando os vocais no nível certo para torná-los mais de um instrumento a par com os outros, embora permitindo que eles sejam distinguíveis.
Um pouco reminiscente do trabalho Clandestine do Entombed, Piotr Wiwczarek (que também toca violão e escreve toda a música) faz bastante impacto com a garganta sem ser totalmente incompreensível e, dessa forma evita tornar uma parte separada da música, engrenando-se perfeitamente e com isso acentuando os altos e baixos dos instrumentos enquanto fluem junto.
Enfim, mesmo sendo o segundo álbum da banda, o Vader já despontava com uma das maiores bandas de death metal da atualidade produzindo álbuns da mais alta qualidade até hoje.
Members:
Piotr “Peter” Wiwczarek − rhythm guitar, lead guitar, bass guitar, lead vocals, lyrics
Leszek “Shambo” Rakowski − bass guitar (credited, did not perform)
Jarosław “China” Łabieniec − rhythm guitar, lead guitar
Krzysztof “Doc” Raczkowski − drums
Tracklist:
1. Silent Empire
2. An Act of Darkness
3. Blood of Kingu
4. Incarnation
5. Sothis
6. Revolt
7. Of Moon, Blood, Dream and Me
8. Vision and the Voice
9. Reborn in Flames
10. I Feel You (Depeche Mode cover)