“High and Mighty” foi lançado em junho de 1976. Esse é um dos álbuns mais controversos da banda e o último lançado com David Byron. O vocalista saiu logo depois por conta de sua performance altamente afetada pelo álcool nos shows e segundo o biógrafo da banda, Kirk Blows, pelo afastamento que acontecia entre os integrantes. Outra marca desse álbum é a ausência de Gerry Bron, seja porque ele estava realmente ocupado com outros projetos, ou queria mostrar a banda a sua importância, como acredita Ken Hensley. O investimento no lançamento foi grande, ou melhor, alto e poderoso, já que a imprensa foi levada para o topo de uma montanha na Suíça em uma festa de arromba.

Mick Box, Lee Kerslake, David Byron, John Wetton, Ken Hensley.

Mas se a agitação da festa de lançamento foi pesada, as músicas de “High and Mighty” não seguiram o mesmo caminho. Isso porque ela não acompanhou os padrões que a banda havia demonstrado até então. O próprio Mick Box confirma isso quando disse que “era menos pesado e mais humilde”, em referência ao nome do primeiro álbum “Very ‘Eavy … Very ‘Umble”. “High and Mighty” foi gravado no Roundhouse Recording Studios, um dos maiores da Inglaterra, entre dezembro de 1975 e março de 1976.

Os riffs que abrem “One Way or Another” são a marca do Mick. Os vocais ficam por conta de John Wetton e Ken Hensley. O som pode ser sintetizado como uma mistura das influências musicais da década de 70. “Weep in Silence” tem uma pegada mais lenta e romântica, e é com certeza um dos destaques do álbum. “Misty Eyes” é neutra, não é ruim, mas também não traz nada de novo ou interessante, assim como “Midnight”. Aliás, escutar uma atrás da outra pode dar uma ligeira impressão de ter ouvido a mesma música. Já “Can’t Keep a Good Band Down” traz uma animação de otimismo, que reflete na sonoridade o sentido da letra. O que é “Woman of the World”? Certamente algo que aponta para qualquer outra direção. A psicodélica “Footprints in the Snow” é a mais experimental do disco, com um vocal tão baixo e suave no início que quase não dá para ouvir. “Can’t Stop Singing” vai na linha de “Can’t Keep a Good Band Down”, com um quê de canção de musical, se fechar os olhos pode ver alguém cantando de um telhado ou abraçando um poste. Quase uma das últimas do álbum está a interessante “Make a Little Love”, daquele rock que dá pra sentir a influência do blues nas cordas das guitarras. A calma e melódica “Confession” até é uma música bonita, só falta alma.

High and Mighty” track list
Lado A
1. One Way or Another (Hensley) 4.37
2. Weep in Silence (Hensley/Wetton) 5.09
3. Misty Eyes (Hensley) 4.15
4. Midnight (Hensley) 5.40
Lado B
1. Can’t Keep a Good Band Down (Hensley) 3.40
2. Woman of the World (Hensley) 3.10
3. Footprints in the Snow (Hensley/Wetton) 3.56
4. Can’t Stop Singing (Hensley) 3.15
5. Make a Little Love (Hensley) 3.24
6. Confession (Hensley) 2.16

Equipe
David Byron – vocais
John Wetton – baixo, guitarra, mellotron, piano elétrico, vocais
Lee Kerslake – bateria, percussão, vocais
Mick Box – guitarra, guitarra acústica
Ken Hensley – órgão, piano, sintetizador moog, sinos tubulares, piano elétrico, guitarra, vocais
Produzido por Uriah Heep
Engineer: Ashley Howe e Peter Gallen
Assistant Engineer: John Gallen
Capa: Shirtsleeve Studios