Particularmente, eu conheci o UFO justamente pelo Iron Maiden, com a faixa “Doctor, Doctor” que abre os shows da Donzela. Fora isso, alguns álbuns do anos 70 e pouquíssima coisa das décadas seguintes. Se não fosse pelo quadro do Cronologia, não teria nem ouvido o álbum a ser resenhado. Mas, vamos lá!

The Monkey Puzzle” é o décimo oitavo álbum do UFO, foi lançado em 2006 e teve até que uma boa recepção pela crítica. O disco é bastante consistente, com bons arranjos e ótimos riffs. Confesso que algumas faixas me lembraram bastante o Van Halen, claro, sem a extravagancia, mas sim na pegada. Posso estar falando bobagem, mas, me perdoem, não sou conhecedor da banda.

Nessa de lembrar o VH, a primeira faixa foi a que me deu essa sensação, “Hard Being Me” tem uma levada bem Rock n’ Roll, com pitadas de piano e bons backing vocals. Já a segunda faixa, mais pesada, me agradou mais, com um riff muito mais agradável a meus ouvidos.

A pegada Blues de “Some Other Guy” é outra que me agradou bastante, o teclado muito bem colocado junto com a gaita dão um tom clássico bem legal de se ouvir.

Who’s Fooling Who“, uma balada muito bonita, seu início tem ótimo trabalho nos violões, algo que sempre me agrada muito, além disso, o Hammond de fundo dá um tom harmônico muito agradável. A faixa se torna mais pesada em sua metade, mas continua com uma ótima pegada melódica.

Black And Blue” tem mais a ver com o que eu conheço do UFO, aquela música nos moldes do NWOBHM. O refrão é muito bom e pela primeira vez consigo ouvir o baixo com um certo destaque. “Drink Too Much” é outra balada que conta com um tom melodioso muito bom, com o refrão tendo destaque mais uma vez, esse é daquele que grudam rápido na cabeça. Me lembrou até alguma coisa do Whitesnake.

Agora sim um Blues de verdade com “World Cruise“, essa pegada da faixa vai grudar na cabeça do ouvinte facilmente. Ótima faixa.

Down By The River” é muito mais Hard Rock, o que não é do meu agrado, já que sou um cara do Metal, mas confesso que musicalmente é uma boa faixa. Outra balada vem a seguir, “Good Bye You“, essa mais melosa que as outras. Com destaque para a bateria, “Rolling Man” é bem mais pra cima, nos leva para o fechamento do álbum com “Kingston Town“, com um tom mais tenso, com o teclado muito bom de fundo. Boa faixa para fechar.

Enfim, o UFO é uma banda que preciso conhecer mais, algumas músicas realmente não são para mim, digo aquelas mais puxadas para o Hard Rock oitentista, o que nunca me agradou, mas outras faixas mais melódicas e bem trabalhadas caíram no meu gosto. Daqui pra frente prestarei mais atenção e não ficarei só em “Doctor, Doctor“. Como não sou fã da banda e não conheço tão bem o seu trabalho, uma nota 7 está ótima para o álbum.

Formação:
Phil Mogg (vocal);
Vinnie Moore (guitarras);
Pete Way (baixo);
Paul Raymond (guitarras, teclado);
Andy Parker (bateria).

Faixas:
01. Hard Being Me
02. Heavenly Body
03. Some Other Guy
04. Who’s Fooling Who
05. Black And Blue
06. Drink Too Much
07. World Cruise
08. Down By The River
09. Good Bye You
10. Rolling Man
11. Kingston Town

Encontre sua banda favorita