Quando Michael Schenker entrou para o UFO em 1973, a banda já fazia considerável sucesso pela Europa com seus primeiros álbuns “UFO 1” (1970) e “UFO 2: Flying” (1971). Mick Bolton já havia saído e o grupo fazia shows com o guitarrista Larry Wallis.

Dispensado do Scorpions para entrar na banda do vocalista Phil Mogg, o irmão mais novo de Rudolf Schenker, chegou em um momento de transição no som dos britânicos que deixaram de lado o seu habitual space rock, para investirem pesado no hard rock. O resultado dessa ideia saiu do Morgan Studios, em Londres, com o nome de “Phenomenon”, lançado em maio de 1974 pela Chrysalis Records.

A partir deste momento, não apenas pelo talento imbatível do novo guitarrista e, sim, também pela condução harmoniosa da cozinha de Andy Parker (bateria) e Pete Way (baixo) e pelo alcance moderado da voz de Mogg, o UFO passou a integrar a fileira de megaestrelas do rock setentista, se transformando numa das bandas mais influentes da história.

Nascia uma dupla de compositores do mais alto gabarito, como se vê nas dez faixas do álbum, onde oito são assinadas por Schenker e Moog, dentre elas “Doctor Doctor”, clássico regravado pelo Iron Maiden na coletânea oficial “Best of the B’Sides” (2002). A dupla ainda assina o hino “Rock Bottom”, que traz uma das maiores extravagâncias de Schenker na guitarra, e a melosa “Crystal Light”.

Na instrumental “Lipstick Traces”, que Michael assina sozinho, deixando-o assim como principal compositor do álbum, o guitarrista justifica o seu nome no guitar hero hall. Com estilo melódico único e facilidade de harmonização entre escalas e solos, o músico traçou nesse terreno a sua identidade.

Em “Built for Comfort”, o quarteto simplesmente transforma o blues de Willie Dixon em um hard rock tocado com manha e andamentos desdobrados na mais pura melodia. Somente mestres como o UFO poderiam dar outra cara a uma música empolgada de outro mestre, provando que Dixon não influenciou apenas nomes como Led Zeppelin.

Phenomenon”, que foi produzido pelo baixista do Ten Years After, Leo Lyons, foi remasterizado no Sound Recording Technology Studio, em Cambridge, Inglaterra, e relançado em 2007 com seis faixas bônus.

O terceiro álbum do UFO emplacou três singles, o primeiro compacto “Doctor Doctor/Lipstick Traces” (1974) alcançou a 35ª posição nos charts britânicos, e os outros dois foram “Rock Bottom” (1974) e “Rock Bottom/Doctor Doctor, High Flyer” (1975). Com esta formação, os ingleses do UFO abriram caminho pela fama mundial erguendo atrás de si, uma legião de fãs adepta de sua música e de seu novo conceito para o heavy metal. Bandas como Iron Maiden e Saxon até hoje bebem dessa fonte.

Formação:

Phil Mogg (vocal)

Michael Schenker (guitarra)

Andy Parker (bateria)

Pete Way (baixo)

Track list:

1. Too Young to Know

2. Crystal Light

3. Doctor Doctor

4. Space Child

5. Rock Bottom

6. Oh My

7. Time On my Hands

8. Built for Confort

9. Lipstick Traces

10. Queen of the Deep

Encontre sua banda favorita