O ano é 1980 e em 8 de janeiro, quando este redator que vos escreve tinha apenas 3 meses de vida, o UFO lançava o oitavo full-lenght de sua carreira. O guitarrista Michael Schenker havia deixado a banda dois anos antes para retornar ao SCORPIONS e, posteriormente, formar o seu grupo, o MICHAEL SCHENKER GROUP. Para o seu lugar, a banda repatriou Paul Chapman.

Com produção de George Martin, que ganhou notoriedade em seus trabalhos com os BEATLES, a banda entrou em agosto de 1979 no AIR Studios, de propriedade de George e saiu de lá com uma boa obra. O disco viria a ser lançado pela Chrysalis Records.

Resenhar sobre este disco não foi nada fácil, pois trata-se do meu primeiro contato com a banda, então, tive de ter muito cuidado ao escutar e ainda mais ao escrever, visto que não é o estilo de música que eu costumo ouvir, e logo, não é dos meus favoritos, mas o disco me reservou boas surpresas, conforme o leitor poderá ler abaixo.

Colocando a bolacha para rodar, temos a introdução com “Alpha Cenutari“, que é bem medonha e não me causou uma boa expectativa acerca do que viria depois, mas felizmente, “Letting Go” chega com um hard rock setentista para ninguém colocar defeito, bem tocada, certinha.

Mystery Train” começa com um dedilhado de violão, ganha influências de Country Music na primeira estrofe e cresce no meio, ficando até mesmo mais rápida e com solos de guitarras simplesmente maravilhosos. A melhor música do play para mim.

This Fire Burns Tonight” traz de volta a pegada do Hard Rock setentista e tudo aqui é certinho e reto, seja a levada do baterista ou as guitarras, que demonstram um solo curto, porém, gostoso de se escutar. Uma boa música.

Gone in the Night” começa com um riff interessante e um solo bem feito, mas acaba se revelando uma balada, não que isso seja ruim, a música é boa e dá uma quebrada no ritmo que as anteriores estavam imprimindo.

Young Blood” coloca o hard Rock dos anos 70 de volta à crista da onda e esta faixa de tão interessante já me faz prender atenção nesta bolacha.

A faixa título chega e traz consigo influências fortíssimas de DEEP PURPLE, fazendo com que isso ela se torne uma boa música, enquanto que “Take it or Leave it” dá uma nova acalmada, com uma baladinha. Esta aqui é ok, mas um pouco abaixo das anteriores.

Money Money” é uma boa música de Hard Rock, com riffs que chegam a ser cavalgados. Tivesse ela um andamento um pouco mais rápido, seria , com certeza um clássico da NWOBHM. E o que dizer do solo, simplesmente impecável? Excelente música, uma das minhas favoritas do play.

Anyday” fecha a obra de maneira um pouco esquisita, tão esquisita quanto o começo do álbum: as estrofes são chatas, sonolentas, mas o refrão não é nada menos do que espetacular, a música cresce de maneira estupenda nesta parte, ganhando peso, um solo muito bem elaborado e com muito feeling.

Enfim, um bom álbum, que ainda não me fez tornar fã do UFO, mas que pôde mostrar-me que o Hard Rock não precisa ser meloso ou glam como os dos anos 80. E uma boa opção para escutar de vez em quando.

Tracklisting:

01 – “Alpha Cenutari”

02 – “Letting Go”

03 – “Mystery Train”

04 – “This Fire Burns Tonight”

05 – “Gone in the Night”

07 – “Young Blood”

08 – “No Place to Run”

09 – “Money Money”

10 – “Anyday”

Lineup:

Phill Mogg – Vocal

Paul Chapman – Guitarra Solo

Paul Raymond – Teclados, Guitarra e Vocais

Pete Way – Baixo

Andy Parker – Bateria

Encontre sua banda favorita