Roadie Metal Cronologia: Type O Negative – Dead Again (2007)

“Dead Again” foi lançado em março de 2007 é o sétimo e último álbum de estúdio da excelente banda americana Type O Negative, banda que chegou a vender milhões de cópias e se tornou um dos nomes mais fortes da cena metal entre as décadas de 90 e 2000.

Precedido pelo single “The Profit of Doom” que tocou em rádios rocks aqui no Brasil, “Dead Again” traz toda a atmosfera que o ouvinte se acostumou da banda, a forte influência do Black Sabbath, o toque punk de sua sonoridade, a atmosfera tensa, o clima pesado e o vocal inconfundível de Peter Steele.

Durante o processo de criação de “Dead Again”, Peter teve uma mudança de visão sobre a religião, ele caiu de volta em suas crenças de infância  católica romana após décadas de ateísmo. E isso se reflete no álbum, principalmente nas faixas “Profits of Doom” e “These Three Things”. Além de religião, a “morte” é outro tema que permeia praticamente todo o álbum.

Outra mudança notável em “Dead Again” é que Johnny Kelly teve o controle sobre os arranjos de bateria e tocou de verdade seu kit, o que resultou em batidas rápidas e direta. É bom lembrar que desde a saída de Sal Abruscato a banda usava sons programados de bateria.

Demorei a ouvir esse álbum, e foi o único da banda que não comprei logo que saiu, hoje ouvindo de novo pra que eu possa participar dessa cronologia, fico tentando entender o por que, cada faixa aqui está repleta de riffs e de peso  característicos do doom metal que encontramos em todos os álbuns anteriores da banda. Conhecedor da discografia da banda, percebo claramente que esse é o álbum mais pesado de sua discografia. É também bem diversificado com momentos que passam por hardcore, NWOBHM, thrash metal e muito mais que se mostram claros a cada audição.

“September Sun” com sua introdução pesada de piano, a conclusão sombria e melancólica de “These Three Things”, análoga ao “World Coming Down”, “Some Stupid Tomorrow” que lembra de Peter Steele no Carnivore, todas destaques de um álbum que chama atenção como um todo.

Uma hora e dezessete minutos que passam tão rápidos que quando você se espanta o álbum já acabou. Só pra não dizer que não falei a capa traz a foto de Grigori Rasputin, o místico russo da corte do czar Nicolau II – daí a tipografia da capa imitando caracteres do alfabeto cirílico.

Pena, muita pena mesmo, que Peter Steele morreu jovem com apenas 48 anos e com muito ainda a oferecer para o mundo da música. Eu nunca ouvi algo ruim do Type O Negative, obrigado Roadie Metal por me ajudar a resgatar esse álbum. Com licença da palavra, “Puta” álbum, “Puta” banda.

 

Formação:
Peter Steele – Vocal, baixo
Kenny Hickey – Guitarra, vocal
Josh Silver – Teclados, sintetizador, vocal
Johnny Kelly – Bateria, percussão, vocal

Faixas:
1. “Dead Again”
2. “Tripping a Blind Man”
3. “The Profit of Doom”
4. “September Sun”
5. “Halloween in Heaven”
6. “These Three Things”
7. “She Burned Me Down”
8. “Some Stupid Tomorrow”
9. “An Ode to Locksmiths”
10. “Hail and Farewell to Britain”

 

Compartilhe:

Sobre: Cirez Waldez

Cirez Waldez

Começou a ouvir Metal aos 13 anos e o primeiro contato foi com as bandas Benediction e Sepultura através dos álbuns Subconscious Terror e Beneath the Remains e passou por todas as fases do Metal pesado desde então. Com o tempo aprendeu a ouvir outras vertentes dentro do Heavy Metal e hoje tem no ecletismo uma de suas principais virtudes, sendo capaz de ouvir Aerosmith e Dissection no mesmo dia.

Você talvez também goste...

Comentários

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!