Um estreia em grande estilo. Pesada, melódica, com agressividade de sobra. Não é o som mais original do mundo, nem para os padrões de 2003, ano em que foi lançado, mas “Ember To Inferno”, debut da banda norte-americana Trivium, é um ótimo representante da música pesada. Todas as características presentes na música do grupo estão ali, impressas já em seu cartão de visitas.
O vocalista e guitarrista Matt Heafy tinha apenas 17 anos à época, mas já demonstrava uma maturidade musical de dar inveja. A produção do disco ficou a cargo de Jason Suecof, que, desde então, já produziu bandas como Chimaira, DevilDriver, The Black Dahlia Murder, All That Remains, entre outras. Completavam a banda o baterista Travis Smith e o baixista Brent Young. Após a gravação a banda se tornaria um quarteto, com a entrada do guitarrista Corey Beaulieu.
“Ember To Inferno” foi lançado mais precisamente no dia 14 de outubro de 2003 pela Lifeforce Records, e teve um relançamento em terras tupiniquins em 2005, pela Rock Machine Records. A edição de relançamento contou com três faixas a mais: “Blinding Tears Will Break The Skies” e “The Deceived”, ambas inéditas, e uma demo chamada “Demon”.
A sonoridade presente no disco pode ser classificada como uma fusão muito bem feita entre o Thrash Metal e pitadas – principalmente nas melodias – do metal escandinavo. Uma pegada meio In Flames da fase “antiga”. Ou seja, não faltam peso, agressividade e, principalmente, muita melodia.
Vale destacar “If I Could Collapse the Masses”, “Fugue (A Revelation)” e “Requiem”. É claro que a banda aprimoraria sua sonoridade e apresentaria maior maturidade em seus lançamentos futuros, mas “Ember To Inferno” tem seus méritos. Um álbum sincero, bem executado e cheio de garra, dedicação e boas músicas. Uma excelente estreia. Se ainda não ouviu, dê uma chance e surpreenda-se.
Formação:
Matt Heafy – vocal, guitarra
Brent Young – baixo
Travis Smith – bateria
Faixas:
01. Inception The Bleeding Skies
02. Pillars Of Serpents
03. If I Could Collapse The Masses
04. Fugue (A Revelation)
05. Requiem
06. Ember To Inferno
07. Ashes
08. To Burn The Eye
09. Falling To Grey
10. My Hatred
11. When All Light Dies
12. A View Of Burning Empires