Roadie Metal Cronologia: Torture Squad – Hellbound (2008)

Depois de lançar o excelente “Pandemonium” (2003) o Torture Squad conseguiu se colocar entre as grandes bandas  do metal nacional, foram muitos shows de divulgação do álbum que rendeu o ao vivo “Death, Caos, Torture…Alive” lançado em 2004, o EP “Chaos Corporation”  e a conquista do “Metal Battle” do festival Wacken Open Air em 2007.

Ainda em 2007 a banda entrou no estúdio Mr. Som em São Paulo, tendo Marcelo Pompeu e Tielo Martins na direção e lançou aquele que se tornaria seu grande clássico.

“Hellbound” é impressionante. No período que se passou entre o lançamento de “Pandemonium” até “Hellbound”, Vitor Rodrigues se superou como vocalista e letrista, a experiencia fez com que a banda aprendesse a dosar melhor a mistura de Thrash / Death e a produção deixou o som de bateria excelente algo que faltou em “Pandemonium”.

Os riffs que sempre foram o ponto forte da banda, são tão poderosos como antes, as gravações foram com o guitarrista Maurício Nogueira, que deixou a banda e foi substituído por Augusto Lopes (ex-Eternal Maleditiction), Castor com seu baixo pesado sempre é um destaque e todo o peso teve um tempero adicional com a presença de Fábio Laguna comandando os teclados.

O álbum abre com uma típica introdução chamada ‘MMXII’ que traz um clima soturno e sombrio mas bastante melódico. Porém quando a faixa termina, todo o ódio do Torture Squad começa a ser aplicado em faixas como ‘Leaving For The Kill’, ‘Beast Within’ e ‘Chaos Corporation’ essa por sinal que já havia saído em EP é uma faixa linda que usa uma estrutura tão brutal que dificilmente você consegue se manter parado. Vários riffs por faixas é algo comum aqui. “The Fall of Man”, é provavelmente a faixa com menos riffs mas isso não diminui em nada o poder da faixa.

Vitor fala sobre um mundo paralelo ao nosso, sobre o pecado consumindo a Igreja, sobre guerras futuras e sobre o quão ruim é nossa sociedade. E canta isso de forma tão perfeita que faz com que o ouvinte acredite em cada palavra.

A produção é extremamente limpa, e a atmosfera domina sua mente desde o começo até a faixa “The Four Winds” que te preparar para o grande final, “Hellbound”  que  com quase 8 minutos de duração, é uma obra-prima épica e  atmosférica. A música é sobre um líder enlouquecido, e o quanto ele pode se tornar poderoso.

Esse é um dos álbuns que mais ouvi na vida, tive sorte e uma grande oportunidade de escrever sobre ele aqui. Resumindo, é um dos melhores álbuns nacionais, lançado por uma banda que estava no auge e com verdadeiros hinos de metal, se você nunca ouviu nada do Torture, pode começar por esse aqui.

Formação:
Vitor Rodrigues – vocal
Augusto Lopes – guitarra
Castor – baixo
Amílcar Christófaro – bateria

Faixas:
1 – MMXII
2 – Living For The Kill
3 – The Beast Within
4 – The Fall Of Man
5 – Chaos Corporation
6 – Man Behind The Mask
7 – In The Cyberwar
8 – Twilight For All Mankind
9 – The Four Winds
10 – Hellbound

Encontre sua banda favorita