Roadie Metal Cronologia: Therapy? – Shameless (2001)

Hoje o sexto álbum dos norte-irlandeses do THERAPY?, “Shameless”, é tema de resenha do nosso Roadie Metal Cronologia. O último lançamento de estúdio havia sido “Suicide Pact – You First”, de 1999. E em 2000, lançou uma coletânea que englobava músicas dos dez primeiros anos de existência deste quarteto. Então era hora de um novo álbum.

A banda considera “Shameless” como um álbum mais voltado ao Punk Rock e é influenciado pelas bandas que eles ouviam na época, refletindo assim, na sonoridade adquirida aqui. Foi o último álbum a contar com o baterista Graham Hopkins, que sairia da banda em novembro de 2001, dois meses após o lançamento do álbum.

O quarteto ficou enfurnado no “Robert Lang Studios”, na cidade de Seattle, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2001, sob a batuta do produtor Jack Endino, conhecido por produzir o disco de estreia do NIRVANA, “Bleach” e também conhecido dos brasileiros por ter produzido o álbum mais pesado da carreira dos TITÃS, o excelente “Titanomaquia”. O disco alcançaria a posição de número 196 nas paradas do Reino Unido.

Vamos colocar o disco para rolar e descrever as impressões sobre a obra: “Gimme Back my Brain” tem a energia de bandas punk como NOFX ou PENNYWISE, porém, aqui os caras demonstram um pouco mais de técnica em seus respectivos instrumentos, em uma música radiofônica. Não é a melhor coisa do mundo, mas não chega a ser ruim.

Dance começa até pesada, mas a medida que a música se desenvolve, o peso some, se transformando em uma música chata, com muita influência pop. Ainda salvo aqui a performance boa do baterista Graham Hopkins. “This One’s For You” seria uma música mais interessante se as guitarras tivessem mais punch, o que está longe de acontecer aqui, fazendo com que a banda seja somente mais uma no meio da multidão.

I am the Money” começa até bem, com uns riffs bem Stoner, mas a música não cresce, embora até seja bem tocada. Mas as batidas lembram um pouco alguns momentos monótonos do RED HOT CHILLI PEPPERS. Já “Wicked Man“, por sua vez, começa medonha e segue medonha com seus efeitos estranhos usados pelos guitarristas, algo tentando soar psicodélico, mas acaba beirando o ridículo. Eu disse beira, porque o bom solo salva a música do desastre total.

Theme From Delorean” aposta novamente nos estranhos efeitos das guitarras, e fazendo um som meio Surf Música, perderam outra oportunidade de fazer uma música boa. Longe disso, ainda incluíram umas batidas que piorou ainda mais o negócio.

Passamos da metade do álbum e até agora o THERAPY? não tem convencido eas tentativas de emplacar o álbum têm sido um fracasso. E “Joey“, que se não é uma música que vai me transformar em um fã da banda, ao menos tem o tal do punch que eu estava cobrando alguns parágrafos acima. É uma música enérgica, ao menos isso. E com influências do Rock sessentista.

Endless Psychology” é pseudo-pesada, mas diante do circo de horrores que é este disco, essa é uma das poucas faixas que destaco, além da anterior e a que abre o disco, embora eu faça restrições aos grunhidos de guitarra em alguns momentos, que quase coloca as coisas a perder.

Alrite” meio que flerta com o Hard Rock, mas nem isso a salva. O solo aqui é tenebroso. “Body Bag Girl” é um Indie chato ao extremo. A vontade de pular essa faixa era imensa, mas o dever do ofício me obrigou a perder três minutos e vinte e cinco segundos da minha preciosa vida, tendo que escutar uma coisa tão pavorosa.

As duas faixas que encerram a obra trazem o THERAPY? enxugando gelo ou limpando carvão: “Tango Romeo” é inofensiva, enfadonha. E “Stalk & Slash” até tem alguns bons riffs de guitarra, mas não o suficiente para fazer dela uma música excelente.

Em 41 minutos temos um disco que, embora até seja bem produzido e bem tocado, é chato, tem poucos bons momentos e sequer ameaça emplacar. A versão japonesa tem duas faixas bônus, que são covers para músicas do TURBONEGRO e RUDI, Mas eu preferi não pagar para ver e ter que descer mais a lenha nos caras. “Shameless” talvez sirva para animar festa adolescente. Ou nem isso.

Shameless – Therapy?
Data de lançamento – 03/09/2001
Gravadora – Ark 21 Record

Lineup:
01 – Gime Back my Brain
02 – Dance
03 – This One’s for You
04 – I am the Money
05 – Wicked Man
06 – Theme From Delorean
07 – Joey
08 – Endless Psychology
09 – Alrite
10 – Body Bag Girl
11 – Tango Romeo
12 – Stalk & Slash

Bônus tracks da edição japonesa:
13 – Denim Demon
14 – Big Time

Lineup:
Andy Cairns – Vocal
Graham Hopkins – Bateria/Vocal
Martin McCarrick – Guitarra/Violoncelo/Vocal
Michael McKeegan – Baixo/Vocal

Special Guests:
Rich Jones – Guitarra solo (em “The One’s for You”) e palmas (em “Endless Psychology“)
Rob Zgaljic – Chucalho (em “Gimme Back my Brain”)
Barrett Martin – Percussão (em “I am the Money”, “Wicked Man”, “Theme From Delorean” e “Tango Romeo”)
Tim Sult – noise guitar (em “Endless Psycology“)
Jack Endino – Guitarra adicional (em “I am the Money“)

NOTA: 3,0

Encontre sua banda favorita