Roadie Metal Cronologia – Therapy? – Caucasian Psychosis (1992)

by Helton Grunge

Causasian Psychosis (1992) é uma compilação de dois EP’s que foi unificado para se tornar um álbum para o lançamento no mercado norte-americano. Os dois EP’s em questão são Babyteeth (1991) e Pleasure Death (1992).

Therapy? é uma banda de Metal Alternativo formada em 1989 na Irlanda do Norte pelo guitarrista e vocalista Andy Cairns junto do baterista e vocalista Fyfe Ewing.

Mudd e a própria banda Therapy? foram os responsáveis pela produção das faixas de 1 a 7, enquanto Harvey Birrel, John Loder e a própria banda foram os responsáveis pela produção das faixas de 8 a 13. A fotografia ficou por conta de Lori Barbero e a capa ficou por conta de Trish O’Callaghan.

Durante todo o álbum, mas principalmente na sua primeira parte (que corresponde ao primeiro EP) fica muito clara a forte influência do Punk Rock na obra: músicas agressivas, contestadoras, simples e diretas. A bateria sendo bem trabalhada nos tons e nos tambores em geral, enquanto vemos a guitarra fazendo o básico de forma bem crua.

Por mais que a banda seja classificada de Metal Alternativo, sua sonoridade este álbum está realmente próxima do Punk de várias formas e se assim fosse classificada não estaria longe da verdade.

Há muita raiva e revolta na apresentação das músicas, sendo tocadas e apresentadas com fúria e agressividade. A criatividade apresentada na bateria é bem interessante: boas pausas e ótima levada em todas as faixas, cadenciando perfeitamente as músicas e deixando-as soando intensas em todos os momentos. A limitação da guitarra é compensada com um pouco de criatividade e boa leitura para acompanhar a bateria (instrumento mais inventivo da banda).

Os vocais alternam calmaria de vocal limpo com agressividade de vocais com drive, porém é fácil notar que há muita vontade e paixão no que fazem, mas com pouca técnica. Tal pouca técnica citada é evidente quando as duas vozes cantam em uníssono algumas vezes, deixando o som um pouco bagunçado.

O baixo é interessante, apesar de não se destacar muito ao longo do trabalho como um todo há boas apresentações como na faixa Prison Breaker, onde notamos um destaque na levada dos graves. Sua participação nesta faixa é mais notável do que em outras e aqui o instrumento preenche mais a sonoridade da música do que em outras faixas.

Em algumas faixas sentimos até a influência do Grunge/Rock Alternativo, uma vez que a bateria e sua criatividade aflorada lembra muito o som que o Soundgarden apresentava; as linhas de guitarra na questão de riff’s elaborados ou bons solos não se assemelha muito ao que o Grunge fez, mas podemos notar que os timbres dela são bem sujos, o que remete muito ao som daquele momento.

A faixa D.L.C é toda instrumental e aqui vemos a banda com arranjos mais criativos que no restante do álbum. É nesta faixa que o baterista abusa de sua criatividade e traz várias nuances para a faixa. Aqui a guitarra deixa o básico e cria linhas um pouco diferentes e mais criativas, trazendo novas soluções para a música.

Na faixa que encerra o álbum, Potato Junkie, o baixo mais uma vez ganha mais destaque com suas linhas bem preenchidas.

No geral, meus destaques vão pras faixas Meat Abstract, Skyward, Prison Breaker, D.L.C. e Potato Junkie. O álbum é bom e bem honesto, tendo algumas falhas técnicas nas vozes e um pouco de limitação e repetição na guitarra; mas, por se tratar de um trabalho em seu estágio inicial, fica evidente que nascia uma boa banda e que poderia apresentar bons trabalhos com o decorrer do tempo: era promissor.

Caucasian Psychosis – Therapy?
Data de lançamento:  13/04/1992
Gravadora: Quarterstick/Southern Records

Formação

Andy Cairns – Vocais e guitarra
Fyfe Ewing – Bateria e vocais
Michael McKeegan – Baixo

Músico de apoio

Keith Thompson – sax na faixa Loser Cop

Tracklist

01. Meat Abstract
02. Skyward
03. Punishment
04. Animal Bones
05. Loser Cop
06. Innocent X
07. Dancin with Manson
08. Skinning Pit
09. Fantasy Bag
10. Shitkicker
11. Prison Breaker
12. D.L.C.
13. Potato Junkie

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish