Roadie Metal Cronologia: The Rolling Stones – Undercover (1983)

Após o ótimo “Tatoo You” (1981) e o ao vivo “Stil Life” (1982), o momento interno da banda era dos mais complicados. Apesar da assinatura de contrato milionário com a CBS, Mick Jagger e Keith Richards estavam em pé de guerra. Ambos, queriam ser ‘o dono da banda’ e o caldo desandou de vez.

O 17º trabalho de estúdio, “Undercover” mostrou para quem quisesse ver (e ouvir) que cada um pensava de um jeito e a banda estava desunida. Jagger também assinou com a mesma CBS para sua carreira solo, o que desagradou à Richards.

Quando apertamos o play para “Undercover”, ouvimos um álbum equivocado, com ideias totalmente opostas ao que vinha dando certo. De cara, “Uncercover of the Night” abre o disco e já mostra um lado mais experimental com um quê de Dance Music, algo que os Stones pouco ou nunca haviam feito. “Too Much Blood” também vai nessa linha e que pode causar calafrios aos fãs mais radicais. “It Must Be Hell” flerta descaradamente com o Funk e chega a ser um dos pontos positivos, deixando ainda mais claro que a banda estava ‘atirando para todos os lados’.

Mas nem tudo é descartável: faixas como “Wanna Hold You”, “Too Tough” e “All the Way Down” possuem a veia Rock & Roll e também chegam a agradar, mas muito pouco pela que a banda já fez. O single de “She Was Hot” contém a inédita “I Think I’m Going Mad” gravada nas sessões de “Emotional Rescue” (1980) e que merece uma conferida.

Indicado apenas aos fãs mais fieis e colecionadores. Felizmente, anos mais tarde, Jagger e Richards apararam as arestas e voltaram com tudo. Mas isso é assunto para a continuidade da seção ‘Roadie Metal Cronologia’.

The Rolling Stones – “Undercover”
Data de lançamento: 07 de novembro de 1983
Gravadora: Rolling Stones

Tracklist
01 – Undercover of the Night
02 – She Was Hot
03 – Tie You Up (The Pain of Love)
04 – Wanna Hold You
05 – Feel On Baby
06 – Too Much Blood
07 – Pretty Beat Up
08 – Too Tough
09 – All the Way Down
10 – It Must Be Hell


Formação
Mick Jagger – vocal principal, guitarra rítmica, harmônica
Keith Richards – guitarras, vocal, baixo em “Pretty Beat Up”
Ron Wood – quitarras, backing vocals, baixo em “Tie You Up” e “Wanna Hold You”
Charlie Watts – bateria
Bill Wyman – baixo, percussão, piano em “Pretty Beat Up”

Nota: 6,5

Encontre sua banda favorita