Roadie Metal Cronologia: The Rolling Stones – Some Girls (1978)

by Jéssica Da Mata

Após uma certa perda de popularidade do The Rolling Stones em 1976 devido as paradas de rádios estarem dominadas por bandas como Kiss e Aerosmith, o disco “Some Girls”, marcou o retorno ao clássico dos Stones. Sendo o 14° lançamento e o primeiro com o guitarrista Ronnie Wood, o álbum se recuperou das críticas do disco anterior, alcançou o primeiro lugar na parada Billboard 200 e foi o álbum mais vendido da banda nos Estados Unidos, certificado pela RIAA (Associação americana da indústria de gravação) com 6 milhões de cópias vendidas a partir de 2000.  

Minha opinião: estamos falando de um dos melhores discos do The Rolling Stones, impossível ouvir apenas uma vez e não se apaixonar por várias faixas.  
“Miss You” foi escrita por Mick Jagger tocando com o tecladista Billy Preston durante os ensaios para os shows do El Mocambo em 1977. A música me chamou atenção a partir da segunda vez que a ouvi, é muito interessante em todos os sentidos, não é à toa que alcançou os primeiros lugares em diversas paradas na época. Em 2010, a revista Rolling Stone a classificou com a posição de número 498 na lista das 500 melhores canções de todos os tempos.  
“When the Whip Comes Down”, tem uma letra bem incomum para a época, fala da perspectiva de um homem gay. É uma música bem divertida.  
“Just My Imagination”, parece uma daquelas músicas lindas de final de filme feliz. Escrita por Norman Whitifield e Barrett Strong para o grupo americano de Soul “The Temptations”. 
“Some Girls” é uma canção complicada, Mick Jagger e Keith Richards escreveram essa música sobre as mulheres que passaram em suas vidas. Richards já havia dito que essa música se chama “Some Girls” porque nunca conseguiam lembrar o nome delas. Mas o que causou mais alvoroço foi a frase “Garotas negras só querem ser fodidas a noite toda”. Isso causou bastante revolta e até houve protestos, mas nada aconteceu.  
“Lies” é uma das minhas favoritas, é um rock mais rápido e “enérgico”, a letra fala sobre um homem que está cansado das mentiras e traições da namorada.  
“Far Away Eyes” é bem tranquila, praticamente uma “baladinha country”.  
Escrita originalmente para ser uma música mais lenta, “Respectable” tem alguns traços de Rock’n’Roll, o guitarrista Richards acabou acelerando um pouco mais e o resultado disso foi uma canção incrível.  
“Before They Make Me Run”, foi escrita por Keith Richards em resposta à sua prisão por posse de heroína em 1977. É a que menos gosto deste álbum.  
Em “Beast Of Burden”, é bem mais lenta se comparada as outras do disco, mas é bem legal, principalmente no vocal que tem bastante emoção envolvida.  
A última, “Shattered”, também é uma das minhas favoritas, por ser divertida e diferente, tem um vocal incrível e frenético, algo que só o The Rolling Stones fazia.  

Some Girls – The Rolling Stones
Data de Lançamento: 09/06/1978
Gravadora: Rolling Stones Records


Tracklist:
01. Miss You
02. When the Whip Comes Down
03. Just My Imagination (Running Away with Me)
04. Some Girls
05. Lies
06. Far Away Eyes
07. Respectable
08. Before They Make Me Run
09. Beast of Burden
10. Shattered

Formação:
– Mick Jagger (vocal)
– Keith Richards (guitarra)
– Bill Wyman (baixo)
– Charlie Watts (bateria)
– Ronnie Wood (guitarra)

Nota: 9,5

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish