Roadie Metal Cronologia: The Rolling Stones – It’s Only Rock ‘n’ Roll (1974)

by Leandro Vianna

Poucas bandas resumem melhor a epítome “sexo, drogas em Rock and Roll” do que o The Rolling Stones. “It’s Only Rock ‘n’ Roll” 12º álbum de estúdio da banda em se tratando da Inglaterra, e 14º no mercado americano, é um reflexo disso. Vindo de um trabalho um tanto irregular, mas de grande sucesso comercial – Goats Head Soap (1973) -, e que se abria para estilos como Soul, Funk e Glam Rock, os Stones mal terminaram a turnê promocional do mesmo e já partiram para estúdio preparar seu sucessor.

Algumas curiosidades marcam “It’s Only Rock ‘n’ Roll” e valem a pena serem citadas. Originalmente a ideia inicial era unir algumas faixas gravadas durante a turnê europeia de 1973, com alguns covers que seriam gravados em estúdio. Como a criatividade começou a fluir, mudaram os planos e partiram para um trabalho apenas de inéditas, aproveitando apenas a versão de “Ain’t Too Proud to Beg”, do The Temptations. Esse também foi o último álbum a contar com o guitarrista Mick Taylor, que saiu da banda 2 meses após o lançamento de “It’s Only Rock ‘n’ Roll”, além de marcar a aproximação da banda com Ron Wood, que viria a ser o sucessor de Taylor no The Rolling Stones.

A ideia era muito simples, recuperar aquela energia do passado, com um Rock and Roll simples e direto, algo no qual eram muito bons. Pode-se dizer que, apesar de em alguns momentos as coisas soarem um pouco forçadas demais – afinal, aquela rebeldia juvenil não existia mais, Jagger era inclusive um distinto pai de família -, a banda consegue alcançar seu objetivo. Sinceramente, penso que em uma discografia que conta com trabalhos do porte de “Aftermath”, “Beggars Banquet”, “Let It Bleed”, “Sticky Fingers”, “Exile on Main St.” e “Some Grils”, chamar “It’s Only Rock ‘n’ Roll” de clássico soa como um exagero, mas isso não desmerece o mesmo, já que ele conta com boas músicas, dentre elas, a clássica faixa-título.

Aliás, ela é a responsável pela entrada de Ron Wood na banda. Originalmente pensada para ser uma canção do álbum solo do guitarrista, acabou sendo trabalhada em parceria com Jagger e teve sua versão base gravada em uma jam que contou com o baterista Kenney Jones (companheiro de Wood no The Faces), o baixista Willie Weeks e, reza a lenda, backing vocals de David Bowie. Após isso, já em estúdio, recebeu algumas partes de guitarra de Richards e de piano de Ian Stewart, para então não só entrar no álbum, como se tornar o primeiro single e faixa-título do novo trabalho.

Mas outras boas canções se fazem presentes aqui. “If You Can’t Rock Me” é uma canção bem sólida, a balada “Till the Next Goodbye” cativa com certa facilidade, enquanto “Time Waits for No One” se mostra intensa e tem um desempenho incrível de Mick Taylor. Outras que se destacam são a melancólica “If You Really Want to Be My Friend”, e “Fingerprint File”, que apesar de durar um pouco além da conta – são mais de 6 minutos de música -, traz bons elementos de Funk e Soul.

Mesmo que em alguns momentos as coisas soem meio forçadas, e que possua algumas faixas que estão ali claramente para preencher espaço, “It’s Only Rock ‘n’ Roll” é um trabalho que vale os pouco mais de 40 minutos de audição. Pode não ser um clássico inquestionável, pode ser apenas um álbum de Rock and Roll, mas convenhamos, não é disso que gostamos?

The Rolling Stones – It’s Only Rock ‘n’ Roll
Data de lançamento: 18/10/1974
Gravadora: Atlantic Records/Rolling Stones Records

Tracklist
01. If You Can’t Rock Me
02. Ain’t Too Proud to Beg
03. It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It)
04. Till the Next Goodbye
05. Time Waits for No One
06. Luxury
07. Dance Little Sister
08. If You Really Want to Be My Friend
09. Short and Curlies
10. Fingerprint File

Formação:
Mick Jagger (vocal)
Keith Richards (guitarra)
Mick Taylor (guitarra)
Bill Wyman (baixo)
Charlie Watts (bateria)

Músicos adicionais:
Nicky Hopkins (piano nas faixas 4–6, 8, 10)
Billy Preston (piano nas faixas 1, 2, 10, clavinet nas faixas 2 e 10, e orgão na faixa 8)
Ian Stewart (piano nas faixas 3, 7, 9)
Ray Cooper (percussão nas faixas 1, 2, 5, 6)
Blue Magic (backing vocals na faixa 8)
Charlie Jolly (tabla na faixa 10)
Ed Leach (cowbell na faixa 2)

“It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It)”
Kenney Jones (bateria)
Willie Weeks (baixo)
David Bowie (backing vocals)
Ronnie Wood (guitarra e backing vocals)

  • 7.8/10
    Roadie Metal Cronologia: The Rolling Stones - It's Only Rock 'n' Roll (1974) - 7.8/10
7.8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish