Dirty Work” é um disco que parece ser de qualquer banda desse universo, menos do The Rolling Stones!
Tudo bem que os meus conhecimentos de Stones se limitam a “Sympathy For The Devil” e mais umas 3 músicas que acho legais, mas a capa do disco, e o som, não condizem com a imagem que eu tenho de Stones.

O álbum foi gravado em 1985 e lançado em 1986, sendo o primeiro disco que selava o contrato da banda com a CBS Records, e selava também mais um desentendimento entre Keith e Jagger!

O disco foi produzido por Steve Lillywhite, e Keith deixou bem claro desde o início que as músicas tinham sido escritas e estruturadas para serem executadas ao vivo, em shows e grandes turnês, o que foi prontamente negado por Jagger.
Eu entendo o Jagger! Eu também jamais faria uma turnê para divulgar um disco desse!

Mais um fator que colaborou para o “climão” que estava entre os integrantes da banda, era o de que Jagger estava lançando o seu primeiro álbum solo nessa mesma época, o que fez com que ele desse menos atenção para as gravações, ensaios e trabalhos de “Dirty Work“.

Agora vamos ás músicas! O álbum se inicia com “One Hit (To the Body)“, que contou com a participação de Jimmy Page (Led Zeppelin), é uma faixa bem gostosa de se ouvir, com um refrão em coro bem envolvente. Seguida por “Fight“, que têm uma batida e timbres clássicos de qualquer outro rock’n’roll dos anos 80.
Harlem Shuffle” é um dos singles no álbum, e é uma balada bem legal e na mesma pegada que a primeira faixa, o mesmo acontece com “Hold Back“.

As músicas “Too Bad” e “Sleep Tonight” foram gravadas com Keith nos vocais, já que Jagger faltava em algumas gravações para dar mais atenção á sua carreira solo. A primeira têm uma pitadinha de reggae em algumas passagens, e persiste na mesma pegada irritante do começo até o final da música. A segunda é uma balada romântica, bem calma e dançante.

O disco contém uma faixa bônus, “Key to The Highway”, incluída em homenagem ao “sexto Stone” Ian Stewart, lendário pianista da banda, que morreu de um ataque cardíaco durante as gravações.

Winning Ugly“, “Back To Zero” e a faixa-título “Dirty Work” seguem no mesmo estilo oitentista, com o mesmo timbre de guitarra e com toques psicodélicos da voz de Jagger.
Had It With You” é mais agitada e rock’n’roll, a típica música que todos estariam dançando numa pista de dança nos primórdios dos anos 70/80, com direito a um solo de gaita.

Minha nota para o álbum é 7, levando em consideração as condições em que ele foi produzido, de integrantes descompromissados, o vício em cocaína de Charlie Watts o deixando cada vez mais debilitado para as gravações, reconheço que o álbum têm sim umas poucas músicas boas e que foram feitas na medida do possível.

dirty work rolling stones
The Rolling Stones – Dirty Work
Data de Lançamento: 24 de Março de 1986
Gravadora: Rolling Stones Records


Tracklist:
1.One Hit (To The Body)
2.Fight
3.Harlem Shuffle
4.Hold Back
5.Too Rude
6.Winning Ugly
7.Back to Zero
8.Dirty Work
9.Had It with You
10.Sleep Tonight

Formação:
Charlie Watts – Bateria
Mick Jagger – Vocal
Ronnie Wood – Guitarra
Keith Richards – Guitarra
Bill Wyman – Baixo
Encontre sua banda favorita