Do passado Death/Doom, passando pelo Doom com inclinações mais góticas e terminando em um Rock Atmosférico que a banda define como sendo Trip-Rock. Como fica claro, os holandeses do The Gathering nunca tiveram medo de ousar e experimentar, e essa é certamente sua característica mais importante e que seus fãs mais prezam. Claro que como em qualquer caso de banda que modifica sua sonoridade, teremos aqueles fãs mais “rabugentos”, que focam apenas no passado, mas isso nunca foi problema aqui. O The Gathering sempre fez o que quis, na hora que quis.

“Souvenirs” é o 7º álbum de estúdio da banda, foi lançado em 2003 e veio para suceder “if_then_else”, um trabalho que apesar de ótimo, era o “mais fraco” da banda até então, o que dá ideia do alto nível de qualidade de seus trabalhos. E bem, por mais clichê que isso possa parecer, “Souvenirs” começa exatamente no ponto onde seu antecessor parou. A banda aposta em um rock mais acessível, com forte acento atmosférico, mas agora traz para seu caldeirão musical, elementos de Trip-Hop e Jazz, dando um tempero a mais para as canções.

Óbvio que os mais radicais irão chiar, até porque no centro do palco não temos a guitarra de René Rutten, mas sim os teclados de Frank Boeijen, claro que aliado a voz divina e única dela, Anneke van Giersbergen. A versatilidade dela como vocalista é algo impressionante, decididamente pode cantar o que quiser. As canções, como já dito, seguem uma linha mais atmosférica, mas isso não as deixa menos intensas. Elas conseguem criar uma atmosfera bela e hipnotizante, capaz de cativar qualquer um que deixe radicalismos de lado.

Os principais destaques ficam com a faixa de abertura “These Good People”; as influências jazzísticas de “Even the Spirits Are Afraid”; as belíssimas “You Learn About It” e “Souvenirs”, onde a voz de Anneke brilha como nunca, a deslumbrante e cativante “Monsters” e a soturna “A Life All Mine”, que conta com a participação de Kristoffer Rygg, do Ulver, em um belíssimo dueto com Anneke.

“Souvenirs” é sem dúvida o trabalho mais minimalista do The Gathering até então. Isso é um problema? Se você for um fã mais radical, não afeito a mudanças, certamente, mas se for um amante de boa música, independente de estilo, o encantamento com o álbum é mais que certo.

The Gathering – Souvenirs
Data de lançamento: 24 de fevereiro de 2003
Gravadora: Psychonaut Records

Tracklist:
01 – These Good People
02 – Even the Spirits Are Afraid
03 – Broken Glass
04 – You Learn About It
05 – Souvenirs
06 – We Just Stopped Breathing
07 – Monsters
08 – Golden Grounds
09 – Jelena
10 – A Life All Mine

Formação:
Anneke van Giersbergen (vocal)
René Rutten (guitarra)
Hugo Prinsen Geerligs (baixo)
Frank Boeijen (teclado)
Hans Rutten (bateria)

Participações especiais:
Kristoffer Rygg (vocal na faixa 10)
Mathias Eick (Trompete na faixa 6)
Wouter Planteijdt (guitarra nas faixas 1 e 4)
Michael Buyens (baixo nas faixas 4 e 7)
Kid Sublime (beats na faixa 6)

Encontre sua banda favorita