Dando sequência a mais um Roadie Metal Cronologia, hoje seguiremos destrinchando a discografia da banda holandesa The Gathering. Sendo assim, hoje falaremos do “How To Measure A Planet?”, quinto álbum de estúdio do grupo, lançado em 1998.
Já começo esse texto avisando que se você tem como referência do som do The Gathering a sonoridade Doom/Gothic presente no “Mandylion”, pode esquecê-la imediatamente!
No “How To Measure A Planet?” a banda abandona completamente os fortes riffs e o peso das guitarras e adota uma sonoridade mais “progressiva” e “alternativa”. Com isso, o The Gathering adotou um som mais limpo nas suas faixas e também mais técnico, tendo a maioria das faixas uma duração acima dos cinco minutos.
Nesse álbum, o The Gathering já não soa tão “metal” quanto em seus trabalhos anteriores, adotando uma sonoridade mais calma em 99% das músicas e usando bastante o lado experimental tão característico do Rock Progressivo, o que combinou com a temática espacial das letras.
A faixa “Liberty Bell” é a única que apresenta uma pegada um pouco mais agitada, mesmo que em breve momentos, sendo esse basicamente o único ponto fora da curva do álbum.
O disco é um CD duplo, e se tem uma faixa que chama a atenção no segundo é a faixa-título “How To Measure A Planet?”, tendo ela nada mais e nada menos do que 28 minutos de pura experimentalidade, sendo aquele tipo de música que a precisa estar com bastante saco para ouvir até o final.
Mas independente da pegada adotada pela banda no trabalho, ouvir a doce voz da Anneke van Giersbergen é como ouvir um ASMR de tão relaxante que é.
Basicamente, no “How To Measure A Planet?” o The Gathering iniciava uma nova fase da carreira, deixando o terreno preparado para o seu próximo trabalho, que seria também um dos mais relevantes da carreira.

The Gathering – How to Measure a Planet?
Data de lançamento: 09 de novembro de 1998
Gravadora: Century Media Records
Tracklist
CD 1
01 Frail (You Might as Well Be Me)
02 Great Ocean Road
03 Rescue Me
04 My Electricity
05 Liberty Bell
06 Red Is a Slow Colour
07 The Big Sleep
08 Marooned
09 Travel
CD 2
01 South American Ghost Ride
02 Illuminating
03 Locked Away
04 Probably Built in the Fifties
05 How to Measure a Planet?
Formação
Anneke van Giersbergen – vocal
René Rutten – guitarra
Frank Boejen – teclado
Hugo Prinsen Geerligs – baixo
Has Rutten – bateria