O álbum “Aftewords” é o último lançamento da banda The Gathering, lançado no dia 25 de outubro de 2013 pela Psychonaut Records, o álbum traz 5 músicas inéditas e remake de 4 faixas do álbum anterior Disclosure. Após lançamento de Afterwords a banda encerrou as atividades, mas retornaram em 2017.

Echoes Keeps Growing é ramake da faixa “I Can See You Four Miles”

“Turning In, Fading Out” é ramake da faixa “Missing Seaons”

“Sleep Paralysis” é remake da faixa “Paralyzed”

“Barenfels” é remake da faixa “Heroes Of Ghost”

Eu não consigo encontrar uma palavra exata para descrever Afterwords, talvez minimalista seja a que se encaixa melhor, pois o álbum é simples sem nenhuma mudança, sem muitos riffs, do jeito que uma faixa começa ela termina, apenas segue a mesma sonoridade, e a maioria das letras são realmente curtas, por exemplo a faixa “Echoes Keep Growing”, que contém apenas 3 frases, mas toda essa simplicidade deu um toque de mágica, graças ao tecladista Frank Boejin, que deu toque de uma atmosfera leve que faz ás músicas passarem com tempo de uma forma rápida, a faixa “Barenfels” já é uma exceção, ela já contém mais mudanças e passagens complexas. Para os fãs mais antigos houve uma surpresa, na faixa título ocorreu participação do primeiro vocalista da banda, Bart Smits, mas a vocalista Silje Wergeland merece todo reconhecimento por seu trabalho no álbum, especialmente nas faixas “Areas”, onde cantou simultaneamente com Frank Boeijen, e “Turning In, Fading Out”.

The Gathering fechou sua discografia com chave de ouro, e se houver um próximo lançamento será difícil superar Afterwords.

The Gathering-Afterwords
Data de lançamento: 25/10/2013
Gravadora: Psychonaut Records

Tracklist:

1-S.I.B.A.L.D. (Sometimes It’s Better a Little Dusty)

2-Echoes Keep Growing

3-Areas

4-Afterwords

5-Turning In, Fading Out

6-Gemini III

7-Afterlights

8-Sleep Paralysis

9-Barenfels

Membros da banda:

Hans Ruttten-Bateria

René Rutten-Guitara, Baixo

Frank Boeijen-Teclado, vocal (Faixa 3)

Marjolein Kooijman-Baixo, guitarra

Silje Wergeland-Vocal, piano (faixa 9)

Músicos Convidados:

Bart Smits-Vocal (faixa 4)

Noel Hofman-Trompete (faixas 1 e 9)