INTRODUZINDO: Sonic Temple é o quarto álbum da banda inglesa de Rock, The Cult, lançado em 1989. Além de ser uma continuação do som Hard Rock que a banda introduziu no álbum anterior, Sonic Temple apresenta algumas das canções mais populares da banda, “Fire Woman“, “Sun King“, “Edie (Ciao Baby)” e “Sweet Soul Sister“. Foi com este álbum, que o The Cult alcançou o sucesso crítico e comercial com um #10 na Billboard 200Sonic Temple foi também o último álbum gravado com o baixista Jamie Stewart, que deixou a banda em 1990.

RELEASE: The Cult é uma banda de Rock / Hard Rock, formada por ex-membros das bandas Southern Death Cult e Theatre of Hate. Fundou-se na cidade de Yorkshire, na Inglaterra, no ano de 1984.

DISSECANDO O DISCO: o disco é aberto com um dos maiores clássicos da banda: Sun King. Esta é uma canção pegada, com aquele “hot” bem característico do Hard Rock. Uma música para se ouvir a qualquer momento, sem medo de enjoar. Na sequência, temos a pegajosa Fire Woman, com um refrão que pode “atormentar” sua cabeça por horas – no sentido de não desgrudar mais.

The Cult – Fire Woman

Os dois “petardos” sonoros que abrem o disco cedem lugar a cadenciada American Horse – outra canção grudenta, com pegada, quente, e com um “p***” refrão (totalmente cantante)! Edie (Ciao Baby) trás uma abertura clássica, fazendo uso de instrumentos de corda. É considerada também um grande hit da banda, contudo, em comparativo às suas antecessoras, é mais light – mais “feeling” e menos “pegada”. Sweet Soul Sister tem uma intro um tanto peculiar… um órgão melancólico, quase fúnebre…que logo dá lugar a um clima alegre, em mais uma canção forte. Os primeiros versos da música fazem um pouco jus aos “tempos difíceis” em que vivemos – versos estes escritos em 1989!: “Todas as coisas badaladas e modernas; Tentando ganhar a cena; Vivendo sonhos proibidos“. Percebam a atemporalidade da música destes britânicos…

The Cult – Edie (Ciao Baby)

Soul Asylum é a canção mais extensa e, na minha modesta opinião, o verdadeiro destaque do disco. Essa canção nos transporta para outra dimensão, onde “não existe a necessidade extrema das coisas terem sentido”. Apenas, feche seus olhos, e se deixe levar… New York City chega para “agitar”(ainda mais) as coisas. Com uma pegada bem a’la Jerry Lee Lewis, a canção é um tanto “dançante”, de um ritmo quase frenético – coincidindo com a temática da letra, sobre a bela cidade que nunca dorme. Automatic Blues é o mais próximo do que se pode resultar da fusão de um Blues ao Rock’n’Roll – eu acho. É uma música ao mesmo tempo agitada, e harmônica – uma boa sacada. Soldier Blue meio que acompanha sua antecessora mantendo o espírito Blues, muito embora possua uma levada mais cadenciada. Fechando o disco, temos Wake Up Time For Freedom que recupera o clima mais Hard, com uns corinhos típicos, e aquela “melodia manhosa”.

The Cult – Sun King (Sonic Temple 1989)

OPINIÃO DO REDATOR: sempre achei o The Cult “mais louco do que eu poderia entender”. Ou será que seriam eles “normais”, em meio a um mundo de loucos? Enfim, enquanto a banda já alucinava o mundo com suas letras psicodélicas – “ácidas” por demais – este redator ainda usava fraldas e reclamava “mamá”. Foi uma banda que passou deveras despercebida ao meu então “seleto gosto musical à época” – estava eu em uma fase mais Heavy / Thrash durante a adolescência que viria, passando a apreciar a banda apenas “depois de velho” e, portanto, já com muito material a ser degustado. Sem dúvida, são horas necessárias a todo “ser” que se auto afirma “rockeiro” ou “heabanger”. Os caras são SIM necessários à sua evolução musical, meu caro amigo… Em se tratando do Sonic Temple, mesmo diante das controvérsias, considero um dos meus favoritos – senão o melhor. Tarefa difícil se faz afirmar, convicto, qual de fato seria o melhor álbum desta banda. Para a maioria, seu antecessor, Electric leva o podium – eu discordo – Sonic Temple é a evolução musical de seu ancestral.

The Cult – Sonic Temple
Lançamento – Abril de 1989
Gravadora – Beggars Banquet Records

Nota do Redator: 9,5

Faixas do Disco:

Sun King” – 6:09
Fire Woman” – 5:11
American Horse” – 5:19
Edie (Ciao Baby)” – 4:46
Sweet Soul Sister” – 5:08
“Soul Asylum” – 7:26
“New York City” – 4:41
Automatic Blues” – 3:51
Soldier Blue” – 4:36
Wake Up Time For Freedom” – 5:17

Formação no disco:

Ian Astbury – voz e percussão
Billy Duffy – guitarra
Jamie Stewart – baixo e teclado
Matt Sorum – bateria

Encontre sua banda favorita