“Dreamtime” foi o primeiro suspiro de vida do The Cult. Muito compreensível que o álbum soe como as bandas que estavam no auge na época de lançamento como The Cure, Sisters of Mercy e Bauhaus, por exemplo, bandas que sempre ditaram ritmos e se tornaram referências na história da música britânica. Em seu trabalho de estreia, o The Cult ainda parecia buscar seu som e mesclar suas referências musicais, mas foi fundamental para o The Cult virar a banda que virou.

Apesar de ser esquecido pela maioria dos fãs, o álbum é sim, muito bom, apesar de não soar Hard Rock, que foi o estilo que o consagrou. O que chama a atenção em relação às bandas citadas no parágrafo anterior, é que nota-se que os músicos são realmente de primeira linha. Faixas como “Horse Nation” e o hit “Spiritwalker” (que tem uma cativante linha de baixo), são provas cabais disso.

Outro single do álbum é “Go West”, faixa esta que Astbury faz uma linha vocal similar ao single “Edie (Ciao Baby)”, provavelmente o principal hino do The Cult. “Gimmick” e “A Flower in the Desert” tem fortes pegadas góticas, influências que ao decorrer dos tempos, o The Cult foi se afastando. Só por esse fato, “Dreamtime” já é especial por mostrar facetas diferentes do que a maioria das pessoas estão acostumadas a ouvir. “Rider in the Snow” é a melhor do disco, e a que mais se aproxima com o The Cult tradicionalmente Hard Rock que sua marca se transformou ao longo dos tempos.

Para você que vibra com hits como “She Sells Sanctuary”, “Revolution” e “Fire Woman”, descobrir o The Cult dos primórdios pode ser uma experiência especial. Nunca é tarde, por isso, essa audição é recomendada em alta escala. Ouça!

The Cult – Dreamtime
Data de lançamento: 10/09/1984
Gravadora: Beggars Banquet

Tracklist:
1. Horse Nation
2. Spiritwalker
3. 83rd Dream
4. Butterflies
5. Go West (Crazy Spinning Circles)
6. Gimmick
7. A Flower in the Desert
8. Dreamtime
9. Rider in the Snow
10. Bad Medicine Waltz
11. Bone Bag (bônus)
12. Sea and Sky (bônus)
13. Resurrection Joe (bônus)
14. Love Removal Machine (bônus)
15. Zap City (bônus)

Formação:
Ian Astbury – Vocal
Billy Duffy – Guitarra
Jamie Stewart – Baixo, Backing Vocal
Nigel Preston – Bateria, Percussão

https://www.youtube.com/watch?v=b8QpelhH0rQ
Encontre sua banda favorita