Os norte-americanos do The Black Crowes ficaram um longo período sem gravar. Sete anos se passaram desde o último álbum “Lions” (2001), que foi bem melhor sucedido que este “Warpaint”, porém, longe de ser um álbum péssimo. Neste período a banda também passou por alterações na formação, com as entradas de Luther Dickinson na guitarra e Adam MacDougall nos teclados.

Este é mais um dos muitos álbuns de southern rock moderno dos EUA e da própria banda. Produzido pelo produtor do Oasis, Paul Stancy, o álbum foi lançado no dia 3 de março de 2008 pela Megaforce/Silver Arrow Records e rendeu três singles: “Goodbye Daughters of the Revolution”, um dos hits mais conhecidos do grupo, em 11 de fevereiro de 2008, “Wounded Bird”, em 2 de junho de 2008 e “Oh Josephine”, em 8 de setembro de 2008. O próprio Paul tocou viola de vinte cordas em “Whoa Mule”.

O álbum chegou à quinta posição na Billboard 200 e quinquagésima na suécia. Entre os singles, “Goodbye Daughters of the Revolution” emplacou no 33º lugar na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e, além das faixas convencionais, a versão japonesa ganhou “Here Comes Daylight” e “Hole in Your Soul”.

Com uma produção ótima e ideias que se fixavam na cabeça do vocalista Chris Robinson e do guitarrista Rich Robinson, “Warpaint” é um CD para se ouvir com paz de espírito. Músicas como a bela “Walk Believer Walk” e a melodiosa “Evergreen”, traduz muito do restante da obra. Não é um disco com o pé no acelerador, é um disco que exprime beleza, ritmo e suavidade advindos de uma musicalidade fina.

Uma das coisas legais que sempre existiu no Black Crowes é a forma como a banda expõe suas influências dos anos setenta e, na música “Wee Who See the Deep”, isso está bem estampado com uma levada típica de Lynyrd Skynyrd, ou na balada country de “Locust Street”, mas também há a nervosinha “God’s Got It”, composta por um tal Reverendo Charlie Jackson.

O Black Crowes foi uma das poucas bandas que conquistou uma legião de seguidores em plena era grunge, quando seus álbuns de maior sucesso foram lançados – e a sua maturidade atingida em “Warpaint” define a banda como um objeto em constante mutação, desafiando-se a cada álbum, conseguindo segurar o engajamento dos fãs pelas brilhantes ideias, sejam com músicas rápidas, “groovy”, “bluesy” ou pop. Nas mãos do Black Crowes o rock’n’roll se transforma.

Formação:

Chris Robinson (vocal, gaita, percussão)

Rich Robinson (guitarras)

Luther Dickinson (guitarras, mandolim)

Sven Pipien (baixo)

Steve Gorman (bateria)

Adam MacDougall (teclados)

Track list:

01.Goodbye Daughters of the Revolution

02.Walk Believer Walk

03.Oh Josephine

04.Evergreen

05.Wee Who See the Deep

06.Locust Street

07.Movin’ On Down the Line

08.Wounded Bird

09.God’s Got It

10.There’s Gold in Them Hills

11.Whoa Mule

Encontre sua banda favorita