Na constante escalada evolutiva que o grupo vinha desde os tempos de “The Gathering” (1999), já era esperado que o grupo não fizesse feio com o sucessor do aclamado “The Formation Of Damnation”. Aliás, quando mesmo que o Testament fez feio em um álbum? Pois é, também não me lembro.
“Dark Roots Of Earth” passa longe de ser um daqueles discos conceituais mas não dá para não notar a co-relação entre o título,capa, clipe/letra de “Native Blood” e as raízes indígenas do vocalista Chuck Billy.
Primeira parceria da banda com a lenda Gene Hoglan na bateria, “DRoE” apresenta em seus aproximados 51 minutos de duração (em sua edição regular) uma sonoridade limpa, com timbres escolhidos a dedos e composições fortes e que testificaram o quinteto como um dos melhores nomes do Thrash Metal mundial.
Momentos mais rápidos do tipo que garantem uma visita rápida ao médico por conta da torcicolo adquirida, aquela cadencia marota perfeita pra ver se o “air guitar” está em dia, aqueles solos mais técnicos que te fazem repensar sobre a sua disciplina no estudo da guitarra (caso você toque baixo ou bateria nem adianta tirar sarro dos amigos das 6 cordas, tem pedreira para vocês também), tudo isso completado com o característico e impactante vocal de Chuck Billy fazem deste mais um lançamento de peso e que não serve apenas para fazer figuração em sua discografia, mas sim deixar a sua marca na história.
Como já é de tradição nos tempos atuais, várias foram as faixas bônus gravadas e que figuraram nas mais diversas edições, sendo elas covers para nomes como Queen, Scorpion, Iron Maiden, uma versão “esticada” de “Throne Of Thorns” e uma regravação para “Pratice What You Preach” (exclusivo para o Japão) e “A Day In Death” em uma versão exclusiva para o iTunes com Cris Adler na bateria.
“Dark Roots of Earth” ainda serviu de base para o DVD ”Dark Roots Of Thrash”, mas esse já é assunto para um outro dia.
Line-up:
Chuck Billy – V
Alex Skolnick – G
Eric Peterson – G
Greg Christian – B
Gene Hoglan – D (Session Member)
Track list:
01 – Rise Up
02 – Native Blood
03 – Dark Roots Of Earth
04 – True American Hate
05 – A Day In Death
06 – Cold Embrance
07 – Man Kills Mankind
08 – Throne Of Thorns
09 – Last Stand For Independence
9,0/10