Honor & Blood é o quarto álbum da banda brotânica de Heavy Metal chamada Tank e foi lançado em 1984. O trabalho foi gravado no Sound Suite Studios, em Londres. A produção ficou por conta de Alvin Clark e Peter Rackham.

A temática do álbum gira em torno de guerra e o padrão do trabalho segue os moldes do álbum anterior: 7 faixas, sendo a maioria delas bem longas.

Apesar de o tema ser mais voltado para guerra, músicas como “WMLA” e “Too Tired To Wait For Love” expressam frustração no amor. Já a faixa “Chain of Fools” é um cover de Aretha Franklin, gravado originalmente em 1967.

A formação da banda no álbum consistia em: Algy Ward, vocais e baixo; Cliff Evans, guitarra; “Mick Tucker”, guitarra e “Graeme Crallan”, bateria.

Para aquela geração que estava vindo e trazendo uma sonoridade diferente ao Heavy Metal mais tradicional, chamado New Wave of British Heavy Metal (o próprio nome já define: nova onda) inovar era preciso: trazer sintetizadores e chegar a fazer um inusitado cover de Aretha Franklin foi o cartão de visitas deste estilo mais novo trazido neste álbum da banda.

A primeira faixa tem uma introdução mais calma, porém densa, que logo é substituída pelo som pesado da banda. A reverberação da voz caracteriza bem o estilo de gravação dos anos 80. A música traz uma bateria acelerada, com influências de Speedy Metal, alternância de partes mais agitadas e pausas para a entrada do solo (muito bem executado). A sonoridade da faixa é bem melódica e fácil de fixar.

Na segunda música já temos uma sonoridade um pouco mais cadenciada, porém ao entrar a voz, o peso se faz presente. Essa música traz uma sonoridade que se assemelha ao som da banda Motorhead. O refrão cantado em coro com a banda é uma característica marcante da faixa.

O álbum todo merece uma atenção detalhada, pois a sonoridade da banda traz algumas inovações que nem sempre estão presentes em outros trabalhos contemporâneos.

A banda bebeu muito da fonte do Rock ‘n’Roll mais clássico e um pouco do Punk Rock, isso também agregou alguma sonoridade que distingue um pouco a banda de outras da mesma época e do mesmo estilo.

A cover feita de Aretha Franklin ficou tão a cara da Tank, que colocada no meio das outras músicas e não pesquisando sobre, acaba por passar despercebido.

O álbum foi lançado originalmente com 7 faixas, porém a versão japonesa acabou sendo lançada com uma faixa bônus, chamada: “The Man Who Never Was”.

Este álbum traz a essência da banda de forma bem destacada. Anos depois, por causa de brigas judiciais, os membros acabaram se separando, deixando o público apenas com a essência da sonoridade mais antiga da banda em seus trabalhos já gravados.

Faixas:
1. The War Drags Ever On
2. When All Hell Freezes Over
3. Honour and Blood
4. Chain of Fools (Aretha Franklin cover)
5. W.M.L.A. (Wasting My Life Away)
6. Too Tired to Wait for Love
7. Kill