Roadie Metal Cronologia: Symphony X – Underworld (2015)

“Underworld” é o nono álbum do Symphony X. Ele foi lançado em 24 de julho de 2015 pela Nuclear Blast Records. Apesar de não ser considerado como um álbum conceitual, Underworld teve uma inspiração bem poética. O inferno descrito por Dante Alighieri em “A Divina Comédia” foi usado como base para a construção desse trabalho. Em uma entrevista para a Blabbermouth, o guitarrista Michael Romeo disse que entre as homenagens feitas está a constância do número 3 e seus múltiplos, como na primeira música do álbum “Overture”, com uma frase melódica de três sílabas e três notas, entre outros.

“Desta vez as coisas foram bem suaves. Começamos a gravar a bateria em setembro, e acho que a mixagem … foi em torno de março, tenho certeza. Então, isso não é tão ruim, considerando que tivemos todo esse tempo para mexer com sons e tudo mais. Mas, sim, é bom ter o seu próprio lugar e poder trabalhar no seu próprio ritmo. E todo mundo está feliz com seu desempenho e o que eles fizeram; você não precisa se apressar para fazer alguma coisa. E acho que isso ajuda as coisas. Quero dizer, ouvindo algumas dessas faixas, lembro de alguns de nós apenas saindo e ouvindo. É, tipo, sim, cara. Isso é muito bom. Parece que há energia ali. Tem algo aí.”, disse Romeo.

“Underworld” foi lançado quatro anos depois de “Iconoclast” e deixou muita gente em dúvida se seria capaz de superar o antecessor. Mas a pegada pesada do inferno de Dante realmente agradou aos fãs. Bem conceituado pela crítica, o disco alcançou a 6ª posição no ranking de melhor álbum de Hard Rock da Billboard.

A arte da capa ficou a cargo de Warren Flanagan. O artista havia criado as artes dos filmes “Watchmen”, “O Incrível Hulk” e “2012” e pareceu a aposta certa para “Underworld”.

Tracklist:
01. Overture
02. Nevermore
03. Underworld
04. Without You
05. Kiss Of Fire
06. Charon
07. Hell And Back
08. In My Darkest Hour
09. Run With The Devil
10. Swansong

Formação:
Russell Allen − Vocal
Michael Romeo − Guitarra
Michael Pinnella − Teclado
Michael LePond − Baixo
Jason Rullo − Bateria