Começando uma nova fase com o novo vocalista Timo Kotipelto, o Stratovarius estyava lançando em 1995 o seu trabalho mais forte e bem-sucedido até então. “Fourth Dimension”, que foi bastante influenciado pelo Power Metal da época, se tornou um dos principais álbuns da banda, que acabou projetando os finlandeses para o mundo.

A rapidez melodiosa de “Against the Wind” abre o disco com um refrão maravilhoso, já dando boas vindas ao ouvinte. Na mesma linha rápida e melódica, “Lord of Wasteland” é outra que merece destaque. Essas faixas lembram bastante o Helloween em sua fase inicial.

Outras faixas mostram um certo lado progressivo da banda, com na instrumental “Stratovarius” ou em “Twilight Symphony”, essa com um tom melodioso muito agradável em seu final.

Também temos faixas mais cadenciadas, com influências do Heavy Metal oitentista e do Hard Rock. “Galaxies“, “We Hold The Key” ilustram bem esse contexto.

Não podem faltar as baladas, muito bem feitas aqui, com camadas acústicas mescladas com o peso das guitarras. “Winter” e “Nightfall” são as principais do álbum.

Enfim, esse com certeza é um álbum top 3 do Stratovarius. Abrange vários estilos no decorrer das faixas, que agradará fãs de todos os gêneros da música pesada. Recomendado a todos.

Faixas:
Timo Kotipelto (vocal);
Timo Tolkki (guitarra);
Jari Kainulainen (baixo);
Tumo Lassila (bateria).

Faixas:
01. “Against the Wind”
02. “Distant Skies”
03. “Galaxies”
04. “Winter”
05. “Stratovarius”
06. “Lord of the Wasteland”
07. “030366”
08. “Nightfall”
09. “We Hold the Key”
10. “Twilight Symphony”
11. “Call of the Wilderness”

Encontre sua banda favorita