Tenho plena certeza que lá em meados dos anos 80, quando Kai Hansen se juntou a Markus Grosskopf e Michael Weikath, ele e a turma não tinham a noção que estavam criando uma sonoridade que seria uma forte influência dali pra frente. Sim, não podemos falar de Stratovarius, sem mencionar a principal fonte inspiradora, o Helloween.

Assim como os alemães, os finlandeses começaram com seu guitarrista Timo Tolkki nos vocais, e assim como aconteceu em “Keeper Of The Seven Keys Part I”, um novo vocalista foi convocado, a fim de deixar Tolkki mais livre. Vocalista esse que convenhamos é um “Michael Kiske finlandês”, devido aos timbres de voz serem similares. O primeiro fruto já com Timo Kotipelto nos vocais “Fourth Dimension” já mostrou de cara um avanço na proposta musical na banda, mas ainda com elementos dos três primeiros discos. Mas em “Episode”, a coisa começa a mudar mesmo.

Gravado entre outubro de 1995 e fevereiro de 1996 no Finnvox Studios e produção do próprio Timo Tolkki, o álbum marca a estreia daquela que pode ser considerada a formação clássica. Além dos dois “Timo’s”, tivemos as entradas do tecladista Jens Johanson e do baterista Jörg Michael, além do baixista Jari Kainulainen. De cara, já se percebe uma melhora drástica na produção, o que de certo modo, dá até uma vontade extra em conferir o material.

Musicalmente falando a proposta é a mesma, mas com a pegada brutal de Jörg nas baquetas, a coisa foi para um outro patamar. Não a toa, “Episode” rendeu alguns dos eternos hinos do Metal Melódico. “Father Time” e “Will The Sun Rise” provam de cara que essa nova formação não estava para brincadeiras. Há momentos mais cadenciados, como em “Uncertainty” e em “Babylon”, com um clima oriental fantástico. Realmente, é difícil apontar um único destaque diante de tanta coisa legal.

A formula aplicada em “Episode” deu tão certo, que ela foi praticamente replicada nos três trabalhos posteriores. Há quem diga que isso é um defeito, mas ai lembro do famoso ditado aplicado no futebol…”em time que se ganha não se altera”. Em resumo…”Episode” é item obrigatório para todo o bom fã de Heavy Metal.

Formação:
Timo Kotipelto (vocais)
Timo Tolkki (guitarras e backing vocais)
Jari Kainulanen (baixo)
Jens Johanson (teclados)
Jörg Michael (bateria)

Faixas:
01. Father Time
02. Will The Sun Rise
03. Eternity
04. Episode
05. Speed Of Light
06. Uncertainty
07. Season Of Change
08. Stratosphere
09. Babylon
10. Tomorrow
11. Night Time Eclipse
12. Forever

Encontre sua banda favorita