Quando Timo Tolkki fez seu último trabalho em ‘Stratovarius‘ (2005), esperava-se que a banda fosse acabar, pois o guitarrista era praticamente o mentor de tudo, só que os finlandeses ressurgiram com ‘Polaris‘ (20019) e o novo guitarrista Matias Kupiainen que ganhou boa receptividade e confiança dos fãs.

Além de o Stratovarius ter adquirido mais possibilidades nas ideias musicais, com todos participando, o grupo seguiu firme na proposta de um Metal Melódico criativo e bem produzido, como saiu neste ‘Elysium‘. Aqui apenas o baterista Jörg Michael não assina alguma música.

Matias é o produtor do álbum que teve a belíssima capa desenhada por Gyula Havancsák. As músicas não fogem à regra do estilo, nem mesmo a faixa título com os seus mais de dezoito minutos, mas o CD abre com ‘Darkest Hours‘, que não é tão pesada, mas tem uma melodia apurada, diferente da rápida ‘Under Flaming Skies‘ que joga o astral pra cima.

No álbum a voz de Timo Kotipelto continua muito versátil, como em ‘Infernal Maze‘, um título que explora sonoridades que vão do Progressivo ao Heavy Metal. Destaque para os solos de Matias e do tecladista Jens Johansson executados em dueto. Para quem espera a indispensável balada, pode se deleitar à audição da primeira do álbum ‘Fairness Justified‘, com refrão épico, mas a coisa se levanta novamente com ‘The Game Never Ends’.

Quando se fala de bons arranjos a ‘Lifetime in a Moment‘ responde por si. Ótima na condução, ótima no peso e nos climas. Observe as partes de baixo e se encante, mas não deixe de perceber ‘Move the Mountain‘, que é a segunda da sessão “mela cueca” que abre para a energética ‘Event Horizont‘.

O álbum é uma delícia para quem curte Heavy Metal polido e cheio de musicalidade. O Stratovarius provou mais uma vez que consegue caminhar sem seu principal compositor que foi Tolkki, porém, nada de hoje se compara aos primeiros álbuns do grupo, mas a vida é assim mesmo, beleza demais, beleza de menos, o importante é ter beleza.

Formação:

Timo Kotipelto (vocal)

Matias Kupiainen (guitarras)

Jens Johansson (teclados)

Lauri Porra (baixo)

Jörg Michael (bateria)

Faixas:

1 Darkest Hours – 4:11

2 Under Flaming Skies – 3:52

3 Infernal Maze – 5:33

4 Fairness Justified – 4:21

5 The Game Never Ends – 3:54

6 Lifetime in a Moment – 6:39

7 Move the Mountain – 5:33

8 Event Horizon – 4:24

9 Elysium – 18:07

NOTA 8,0

Encontre sua banda favorita