Destiny é o 7º álbum de estúdio lançado pela banda de Power Metal finlandesa chamada Stratovarius. O álbum é considerado um dos trabalhos mais progressivos da banda e foi lançado em 1998.

A data exata do lançamento do trabalho é 14 de julho de 1998 e a gravação foi feita no Finnvox Studios e a produção foi assinada por Timo Tolkki, o próprio guitarrista da banda.

A formação da banda na gravação deste álbum contou com Timo Kotipelto nos vocais, Timo Tolkki na guitarra, Jari Kainulainen no baixo, Jens Johansson no teclado e Jörg Michael na bateria.

O desempenho do álbum chegou em 1º lugar das paradas finlandesas comprovado pela Finland’s Official List, ficou em 89º lugar na Alemanha segundo a Music Line, em 32º lugar na Grécia segundo a Greek Charts e em 31º lugar no Japão segundo a Oricon.

O álbum da banda contou com 9 faixas de estúdio, sendo todas as músicas assinadas pelo guitarrista Timo Tolkki e tendo as letras assinadas por ele também, sozinho ou em parceria com outros membros, exceto nas faixas No Turnig Back e Playing With Fire, assinadas pelo vocalista Timo Kotipelto.

O álbum traz um trabalho épico, cheio de melodias e mudanças de andamento. Destiny, a faixa-título, é a primeira e a melhor do álbum. Ela começa lentamente com um canto, mas rapidamente se transforma em trituração de guitarras e teclados. 

Ainda falando na faixa que dá nome ao trabalho, muitos amantes da cena a consideram como o melhor trabalho da banda, tal o empenho dos músicos ao cria-la e executá-la no álbum. A música é longa, mas agrega tudo o que o ouvinte sempre esperou da banda.

Em quase todas as faixas o ouvinte encontra o que são, provavelmente, dos melhores solos já tocados pelo guitarrista Timo Tolkki. O músico, realmente, se mostrou muito inspirado ao criar este trabalho.

Outra música que preciso destacar é a quarta faixa, 4000 Rainy Nights. É como vermos o guitarrista Tolkki em sua melhor fase, tanto na criação quanto na execução, juntando a vocais perfeitos e uma bateria digna de Power Metal sendo executada. Aliás, para entender bem o álbum, basta resumi-lo entre esta faixa e a faixa que dá nome ao álbum.

Enfim, Destiny é um trabalho que realmente merece ser ouvido pelos amantes do Metal. Conhecer a banda e não ouvir este trabalho, não se encantar com a faixa de abertura Destiny e não se perder na genialidade do guitarrista Tolkki é um grande desperdício.

Abaixo, acompanhe a tracklist do álbum Destiny:

01 – Destiny
02 – S.O.S
03 – No Turning Back
04 – 4000 Rainy Nights
05 – Rebel
06 – Year Go By
07 – Playing With Fire
08 – Venus in the Morning
09 – Anthem of the World

Encontre sua banda favorita