“Savages” é o nono álbum de estúdio e foi lançado pelo Soulfly no dia 04 de outubro de 2013, via Nuclear Blast. Esse é o primeiro com o filho do Max Cavalera, Zyon, na bateria após a saída, e o anúncio de aposentadoria, de David Kinkade em 2012.

Como de praxe e seguindo a ideia inicial de Max para o Soulfly, “Savages” conta com alguns convidados como: Igor Cavalera Jr., de Lody Kong, Jamie Hanks, do I Declare War, Neil Fallon, do Clutch e Mitch Harris, do Napalm Death. Foi produzido por Terry Date, que já tinha participado dos álbuns 3, Prophecy e Dark Ages.

Segundo dados da Blabbermouth, “Savages” vendeu 4.700 cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana de lançamento e estreou na posição número 84 na parada Billboard 200. Pouco menos do que “Enslaved”, o álbum anterior, que obteve 5.900 unidades vendidas em março de 2012 para chegar ao número 82. A estreia foi feita com o single “Bloodshed” com outro filho de Max, Igor (irmão de Zyon), estreou na BBC Radio 1 Rock Show em 6 de agosto de 2013.

“Bloodshed” abre o álbum e já traz a porradaria que se segue nas próximas músicas, especialmente em “Cannibal Holocaust” que é pesada do início ao fim. Destaque para “Ayatollah Of Rock ‘N’ Rolla”, que traz muito da identidade do Soulfly, mas de uma maneira inovadora e criativa. A música teve seu nome inspirado em uma fala do filme Mad Max 2. “Greetings from The Humungus! The Lord Humungus! The Warrior of the Wasteland! The Ayatollah of Rock and Rolla!” (tradução livre: “Saudações do Humungus! O Senhor Humungus! O Guerreiro do Deserto! O Aiatolá do Rock and Rolla!”) Na sequência “Master Of Savagery” traz um refrão bem grudento: “Master of savagery/ Master… savage/ Master of savagery/ Master… savage”. Já “Spiral” é quase dançante, por assim dizer. Dona de um groove bem marcado, que transforma o som em um próprio espiral, quase no final ganha uma distorção que deixa essa ideia de movimento bem evidente.

Tracklist:
1. Bloodshed
2. Cannibal Holocaust
3. Fallen
4. Ayatollah Of Rock ‘N’ Rolla
5. Master Of Savagery
6. Spiral
7. This Is Violence
8. K.C.S.
9. El Comegente
10. Soulfliktion
Bonus Tracks:
11. Fuck Reality
12. Soulfly IX

Formação:
Soulfly
Max Cavalera – vocalista, guitarra base, berimbau
Marc Rizzo – guitarra solo
Tony Campos – contrabaixo, vocalista em El Comegente
Zyon Cavalera – bateria

Convidados
Igor Cavalera Jr. – vocais em Bloodshed
Jamie Hanks – vocais em Fallen
Neil Fallon – vocais em Ayatollah Of Rock ‘N’ Rolla
Mitch Harris – vocais em K.C.S.
Terry Date – produção

Encontre sua banda favorita