Após toda a polêmica gerada pós saída do vocalista Max Cavalera e a sua substituição por Derrick Green, e o lançamento de “Against” (1998), álbum que mostrou a nova face do Sepultura, com apenas uma guitarra e com elementos mais tribais e em alguns momentos tendendo ao industrial.
Em janeiro de 2001, eis que o quarteto liderado por Andreas Kisser lança então seu oitavo álbum de estúdio, “Nation”, que seguindo a mesma tendência do anterior, traz muito em suas faixas do lado tribal do grupo, tendo em algumas de suas faixas tendências industriais e mais modernas que dos álbuns anteriores.
Abrindo o álbum temos “Sepulnation”, esta que é a faixa mais marcante do disco, com um groove muito bem executado pelo baterista Igor Cavalera, e nas turnês até os dias atuais faz parte do set dos mineiros.
Seguindo temos “Revolt”, uma faixa rápida, agressiva, com uma vibe totalmente Hard Core, pouco menos de um minuto de duração e com certeza é uma das pérolas do registro trazendo a memória o cover clássico de “Biotech is Godzilla”.
Adiante temos “Border Wars”, que traz um lado mais cadenciado, com grooves e levadas lentas por toda sua extensão, tendo evidência do vocal de Derrick Green, trazendo o lado obscuro da recente formação, com elementos que tendem ao industrial.
A diversidade apresentada neste álbum talvez seja o atrativo mais chamativo do álbum. Prosseguindo a audição têm-se destaque para as faixas “Vox Populi”, “Uma Cura” e “Tribe to a Nation”, esta última apresentando um início ameno porém durante seu andamento desencadeia-se uma aula de agressividade e brutalidade. As linhas de guitarra de Andreas Kisser tornam-se explosivas, tornando esta faixa uma das pérolas obscuras do disco.
“Nation” ainda apresenta “One Man Army”, cover auto-intitulado e sem dúvida para os fãs mais ortodoxos da antiga formação do grupo este não agradará como outrora, porém para os fãs de mente aberta este é um registro bom, sem genialismos, porém com a faceta do novo Sepultura.
Formação:
Derrick Green (vocal);
Andreas Kisser (guitarra);
Igor Cavalera (bateria);
Paulo Jr. (baixo).
Faixas:
01 – Sepulnation
02 – Revolt
03 – Border Wars
04 – One Man Army
05 – Vox Populi
06 – The Ways of Faith
07 – Uma Cura
08 – Who Must Die?
09 – Saga
10 – Tribe to a Nation
11 – Politricks
12 – Human Cause
13 – Reject
14 – Water
15 – Valtio (instrumental)