Conheci o Savatage através de uma fita K7 em 1985. Imediatamente me tornei um fã da banda dos irmãos Oliva. Os álbuns “Sirens” e “Power of the Night” foram devidamente comprados e idolatrados na minha adolescência – assim como reclamei muito do fraco “Fight for the Rock”, apesar de que hoje entendo melhor a proposta e até o escuto às vezes.
Mas com os excepcionais “Hall of the Mountain King “ e “Gutter Ballet” as coisas voltaram ao normal e o ‘Sava’ voltou a ser umas das minhas bandas de cabeceira.
Em outra oportunidade mais apropriada vou contar a respeito do dia que comprei meu LP “Gutter Ballet’ … daria um livro, mas o assunto hoje é o disco de 1991, o cultuado “Streets”.
Esse foi o primeiro álbum do Savatage que comprei no formato CD pouco tempo depois do seu lançamento. Não paguei barato, afinal se tratava de um CD importado e naquele tempo esse tipo de formato ainda não era tão popular e nem tão pouco seu valor de comércio acessível.
Após a turnê de “Gutter Ballet”, o guitarrista Chris Caffery deixou a banda em termos amigáveis, o que abriu a possibilidade dos irmãos Oliva colocar um projeto em prática, o de gravar um disco conceitual.
Originalmente seria um CD duplo, mas no final do processo de gravação o Savatage decidiu depois de ser pressionado por sua gravadora, comprimir a história em apenas um álbum.
Como o próprio título afirma – e como já dissemos – é um CD conceitual baseado em um trabalho escrito pelo produtor Paul O’neil. Vale ressaltar que Jon escreveu as letras de muitas das músicas, com isso colocando algo muito pessoal na temática do disco.
O personagem central da trama, D. T. Jesus, parece real graças à interpretação acima do normal de Jon. Em nenhum dos outros discos da banda se percebe tanta entrega. Não é a toa que o músico considera esse trabalho o melhor de sua carreira.
A produção do álbum é outro destaque, sendo cada instrumento perfeitamente equilibrado. A guitarra principal realmente tem um som próprio e é preciso ressaltar que todos os músicos fizeram um trabalho exemplar.
A faixa título abre o álbum com as vozes reconfortantes de um coro de crianças, que começa a definir perfeitamente o clima. O teclado de Jon Oliva suavemente facilita a melodia principal da música antes de começar a cantar com uma voz sobrenatural. Há algo ameaçador na voz de Jon Oliva aqui. A guitarra sempre presente de Criss Oliva cria sons diferentes no fundo, tornando a melodia ainda mais dramática. Esta é uma música que tem que ser ouvida várias vezes. O excelente solo deve ser apreciado a parte. Uma obra prima. E será a única faixa que eu citarei individualmente nessa crítica.
Agora sim estamos preparados para entrar na história principal. Jon Oliva torna-se seu alter ego “The Bum”, e começa a contar a vida de D.T. Jesus.
O que se segue agora é uma estrada que tem que ser percorrida em sua ordem. Nada de pular esta ou aquela faixa. Essa obra foi feita com começo, meio e fim. Para se entender o final é preciso conhecer todo o restante. E esse é motivo que me fez não querer escrever a respeito de mais alguma música individualmente – exceto a já supracitada faixa título.
Boa parte dos fãs do Savatage foram suficientemente inteligentes para abraçar tudo o que envolvia em torno desse grande álbum e por isso ele é tão cultuado até hoje. Mas naqueles dias eu ouvi muita gente que gostava e acompanhava a banda torcer o nariz após apenas assistir o clipe da “Jesus Saves” ou escuta o CD uma ou duas vezes. Faltou paciência para entender a proposta. Normal, isso também faz parte. Mas para você que é da velha guarda e que a carapuça serviu, deixe seu orgulho besta de lado e vá conferir esse trabalho acima da média. E para os mais novos um conselho, esse é um disco obrigatório e tem que fazer parte do seu conhecimento musical.
O Savatage em sua trajetória mostrou tanta capacidade de se recriar sem perder suas características principais, que cada obra merece ser examinada a fundo. E “Streets” mais do que qualquer outro.
Infelizmente em 1993 com o falecimento de Criss a genialidade desses dois irmãos ficou a cargo apenas de Jon. Mas antes outra obra prima ainda seria lançada. Mas esse já é outro assunto…
Track listing;
1.”Streets”
2.”Jesus Saves”
3.”Tonight He Grins Again”
4.”Strange Reality”
5.”A Little Too Far”
6.”You’re Alive”
7.”Sammy and Tex”
8.”St. Patrick’s”
9.”Can You Hear Me Now”
10.”New York City Don’t Mean Nothing”
11.”Ghost in the Ruins”
12.”If I Go Away”
13.”Agony and Ecstasy”
14.”Heal My Soul”
15.”Somewhere in Time”
16.”Believe”
Savatage:
Jon Oliva – Vocals, piano, keyboard, drums (On “Jesus Saves” and “Can You Hear me Now”)
Criss Oliva – Guitar, backing vocals, bass (On “Jesus Saves” and “Can You Hear me Now”)
Johnny Lee Middleton – Bass, backing vocals
Steve “Doc” Wacholz – Drums