E aqui estamos novamente pra falar sobre o segundo álbum do Savatage e o terceiro lançamento geral da banda(considerando a fase Avatar) e a grande a melhoria em relação aos seus predecessores, com cada aspecto do “Power Of The Night” sendo um passo acima do que a banda já havia feito antes. A composição era mais confiante, a musicalidade era mais madura, e a produção era muito mais polida, dando ao álbum o perfeito som do metal dos anos 80.
O destaque mais óbvio aqui é a faixa título, que não só está em seus próprios méritos como uma das melhores músicas antes de serem todos “metal clássico”, mas, honestamente, é um dos seus melhores períodos da banda até aquele momento tratando-se de sonoridade. E enquanto outras faixas, como ‘Warriors‘, ‘Hard for Love‘ e ‘Unusual‘, podem ser a pompa e a circunstância do metal padrão dos anos 80, elas ainda assim são belos hinos que indicam o talento e potencial dentro dessa banda.
O guitarrista Criss Oliva realmente brilha aqui, mostrando um domínio que deveria colocá-lo em par com lendas como Randy Rhoads e Eddie Van Halen, mas que, infelizmente, esse status lendário sempre estava longe dele. Seu estilo de tocar guitarra dramática é realmente incrível de ouvir, e os fãs do metal dos anos 80 (há esse termo novamente), incluindo subgêneros, como o Power e o Thrash metal, irão apreciar esta classe master de tritão.
Se você é um fã do Savatage (conhecido como “Savafans“, acredito), então ‘Power of the Night‘ é um excelente item para a sua coleção. Evidentemente este não é o melhor álbum da banda, mas é uma indicação inicial da qualidade da música que eles eram capazes de escrever, e certamente os estabeleceria como uma banda que valesse a pena observar.
“Stuck On You” parece que ter sido escrita para atrair um público mais amplo pois possui linhas diferenciadas que agradaria os ouvidos mais distintos. No entanto, Fountain Of Youth vem em seguida e é outra das minhas favoritas. Esta é uma canção mais lenta e melancólica do Savatage e é realmente excelente com riffs e bateria simples e memoráveis e um coro magistral. O trabalho vocal de Oliva também parece ótimo nesta faixa; ele realmente coloca seu tom mais elevado do que em outras músicas neste álbum. O solo de guitarra também é realmente atraente. Finalmente eu quero falar da música Skull Session. A música começa com um rápida linha de guitarra de Oliva, seguida de perto por um trabalho feroz da bateria que realmente faz com que a energia flua. Jon Oliva, mais uma vez, utiliza sua gama completa de habilidades vocais nesta música, indo até algumas linhas mais altas. O trabalho do solo de Criss Oliva é nada menos que hipnotizante. Além disso, esta música dá-lhe um enorme energia em menos de três minutos e meio. É assim que você conhece esses caras que possuem talentos para escrever musicas de uma divindade musical malvada.
Eu acho que o que Savatage tentou fazer aqui é criar um álbum que atrairia mais do que apenas a cena underground da época, fazendo o tipo de coisas comerciais que bandas como Kiss e Twisted Sister estavam fazendo, ou seja, escrever músicas tipo amor/sexo e baladas. Apenas ouça Hard For Love ou Stuck On You e pode-se ouvir imediatamente aquela influência do cabelo metal / glam metal. Felizmente, Stuck On You passa a ser mais pesada e mais rápida do que este padrão, o que a torna uma boa audição. As músicas mais lentas deste álbum também são realmente boas. Fountain of Youth e a balada de encerramento In The Dream, criam uma atmosfera melancólica e desolada. De qualquer jeito,este é um excelente álbum e um dos que valem ser citados na história da banda.
Tracklist
1. Power of the Night
2. Unusual
3. Warriors
4. Necrophilia
5. Washed Out
6. Hard for Love
7. Fountain of Youth
8. Skull Session
9. Stuck on You
10. In the Dream
Membros da banda
Jon Oliva – Vocal
Criss Oliva – Guitarra
Keith Collins – Baixo
Steve Wacholz – Bateria