Roadie Metal Cronologia: Savatage – Gutter Ballet (1989)

Van Halen, Pantera, AC/DC, Arch Enemy,… Bandas que tem – ou tiveram – duplas de irmãos, ambos com talento acima da média, mas onde sempre, por um motivo ou outro, um conseguiu mais destaque ou relevância dentro do trabalho.

Savatage. Uma das mais significativas bandas do Metal americano, composta também por dois irmãos, com talento extraordinário, mas, nesse caso, com equilibrado destaque em suas funções.

A melhor regra de conduta diz que, ao resenharmos um disco, devemos manter aquele distanciamento necessário para que o emocional não tome conta do texto. É uma boa e recomendável regra, mas a qual eu me permito quebrar de vez em quando (ok, quase sempre…), afinal, o que me conduz até aqui, o que me faz escrever sobre música, é a verdadeira paixão que eu tenho por essa arte. Se não fosse por isso, não estaria usando este espaço e desperdiçando o tempo de vocês. Os motivos deste preâmbulo devem ser melhor explicados: “Gutter Ballet” é especial para mim, pois foi o disco que apresentei para minha esposa, lá no começo do namoro, quando quis mostrar o que era Heavy Metal e o quanto ele poderia ser pesado, como o conhecimento popular já pressupõe, mas também belo, melódico, refinado.

Se desconsiderarmos a posição de “Fight for the Rock” dentro da discografia, vemos que cada álbum do Savatage, desde “Sirens”, trouxe evoluções e acréscimos no som da banda, em relação ao antecessor. Assim, “Gutter Ballet” é o amálgama de tudo o que eles fizeram na carreira até aquele momento e que ainda iria se desenvolver mais até chegar na obra conceitual “Streets”. No entanto, se o ápice artísitico ainda seria alcançado, o emocional se fez pleno em “Gutter Ballet”. A musicalidade e o entrosamento que a banda acumulou em sua trajetória foi essencial para a criação de duas de suas melhores músicas, dois momentos únicos no Heavy Metal: a faixa título e “When the Crowds are Gone”. Duas canções absolutamente perfeitas em todos seus aspectos. Aquele andamento típico de sinfonia, que tantas bandas procuraram obter, gravando discos com acompanhamento de orquestras, o Savatage alcançou naturalmente, sem recorrer a qualquer auxílio externo. Essas músicas transmitem grandiosidade porque são naturalmente grandiosas. Não foram compostas baseadas em uma fórmula. São puras e autênticas.

A melodia também está muito presente nas duas instrumentais “Temptation Revelation” e “Silk and Steel”, essa última podendo até ser considerada uma irmã mais nova de “Laguna Sunrise” do Black Sabbath. Por essas quatro faixas, o disco já se credencia como um clássico, mas até agora eu só mencionei seu lado mais suave. O lado mais agressivo, que permeia o restante do trabalho, tem seus destaques nas faixas “Mentally Yours”, “The Unholy” e “She’s in Love”, que é a música que mais se aproxima do som dos primeiros discos da banda.

A excelência obtida nesse álbum pode ser atribuída ao fato de que, pela primeira vez, o Savatage atuou como um quinteto, com duas guitarras, com Chris Caffery fazendo par com Criss Oliva e compondo aquela que se tornou a formação definitiva do grupo. A música que eles desenvolveram já foi taxada diversas vezes como Prog Metal ou Metal Melódico. Coisa nenhuma! É Heavy Metal! Classudo, vibrante e pesado, mas apenas e tão somente Heavy Metal. Isso basta.

Apesar de toda a excelência que o Savatage manteve em discos futuros, mesmo sem a presença de Jon Oliva ou com sua participação apenas nos teclados, sempre me pareceu ser uma banda paralela. O Savatage que me cativou foi aquele encabeçado pelos irmãos Oliva e que, infelizmente nunca mais vai voltar. Criss Oliva já deixou nosso plano. É injusto perceber que a lembrança de seu trabalho não é tão evocada quanto o são os legados de Randy Rhoads ou Dimebag Darrel, mas o que ele fez é tão carregado de brilhantismo quanto esses dois. A obra que ele deixou, através de sua banda, é perene, sólida. Tanto quanto os relacionamentos que ela abençoou.

Formação

Jon Oliva – vocal, teclado

Criss Oliva – guitarra

Chris Caffery – guitarra

Johnny Lee Middleton – baixo

Steve “Doc” Wacholz – bateria

Músicas

01.Of Rage and War

02.Gutter Ballet

03.Temptation Revelation

04.When the Crowds Are Gone

05.Silk and Steel

06.She’s in Love

07.Hounds

08.The Unholy

09.Mentally Yours

10.Summer’s Rain

11.Thorazine Shuffle

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