O Savatage é uma banda que você ama ou odeia, eu particularmente prefiro os trabalhos da primeira fase da banda com Jon Oliva nos vocais, mas Edge of Thorns, oitavo disco do Savatage e lançado em 1993, e que com o tempo, se tornou um dos meus preferidos por sua sonoridade e por sua concepção. Sendo o último álbum a contar com dois membros originais, Criss Oliva – Guitarra e Steve Wacholz – Baixo e o primeiro que não contar com Jon Oliva no vocal principal, sendo substituído por Zachary Stevens que provou ser um vocalista mais polido, mas a falta da voz de Jon certamente foi sentida por todos que acompanhavam a banda desde o começo.
A primeira faixa, que dá nome ao disco se tornou um clássico imediato, pelas suas melodias fáceis, e pelo peso com que é conduzida, além disso mais uma das faixas a contar com a genialidade de Criss Oliva em riffs inspirados e um solo digno de sua memória. Apesar de eu achar que o álbum como um todo deveria ser mais pesado, o álbum segue mantendo o que nos acostumamos a ouvir da banda, temas introspectivos aliados a faixas mais rápidas, mas de um modo geral tudo se localiza ali no miditempo de sempre.
O álbum segue com um tracklist de respeito: com a pesada “He Carves His Stone”, seguidas de “Lights Out”, “Skraggy’s Tomb”, “Labyrinths”, a profética “Follow Me” com a sua letra mais atual do que nunca, “Exit Music” tema instrumental de uma beleza única, “Degrees of Sanity”, “Conversation Piece”, a melancólica “All That I Bleed” que se tornou uma das minhas preferidas pela interpretação soberba de Zachary Stevens , “Damien”, “Miles Away”, fechando com outra faixa inspiradíssima “Sleep”.
Musicalmente, Edge of Throns seguiu os mesmos passos de Gutter Ballet ao se valer de orquestrações e muitos climas de teclado. Este álbum também inicia um novo ciclo para a banda ao mesmo tempo em que encerra outro de forma trágica, já que o guitarrista Criss Oliva veio a falecer no dia 17 de outubro de 1993, após o fim da segunda turnê mundial do Savatage em um terrível acidente automobilístico.
Formação:
Zachary Stevens – Vocal
Criss Oliva – Guitarra, Sitar
Johnny Lee Middleton – Baixo
Steve Wacholz – Bateria
Faixas:
1 – Edge of Thorns
2 – He Carves His Stone
3 – Lights Out
4 – Skraggy’s Tomb
5 – Labyrinths
6 – Follow Me
7 – Exit Music
8 – Degrees of Sanity
9 – Conversation Piece
10 – All That I Bleed
11 – Damien
12 – Miles Away
13 – Sleep