O Rush é uma banda que, na minha opinião, não sabe o que é gravar álbuns ruins. Sua discografia fantástica são equações que agradariam até mesmo a Albert Einstein devido sua complexidade e encanto.
Em 25 de setembro de 1982, o grupo lançou um álbum que marca a entrada de sintetizadores como primeiro plano nas composições. “Signals” tinha o objetivo de representar o drástico aumento da tecnologia. O disco trouxe um tom “oitentista”, com bases significativas do New Wave, o que deu a obra um ar diferente se comparado a seu antecessor (e clássico), “Moving Pictures”.
Neil Peart, além de um baterista fora do comum, é um letrista inspirado que sabe transmitir de forma bem dosada e consciente ideias complexas. Em “Signals” as letras “psicografadas” por ele se relacionam, recitando de forma criativa as fases da vida, registrando ali hora momentos nostálgicos hora momentos mais “reflexivos”. A faixa de abertura “Subdivisions” por exemplo, que além de ter sido uma das mais populares do disco tocando em várias rádios e até virando hit nas ondas britânicas, retrata um desses momentos de reflexão do grupo, falando sobre subdivisões obrigatórias no nosso modelo de vida.
Já os momentos nostálgicos podem ser representados em canções como “The Analog Kid”, “Digital Man” e “Countdown”, que curiosamente descreve o lançamento da nave Columbia, fato que a banda presenciou. Uma faixa interessante que mostra a influência literária de Neil Peart é a “Losing It” que traz várias referências ao escritor Ernest Hemingway.
Mesmo soando acima da média com músicas incríveis como “The Weapon” (segunda parte da série Fear), e “New World Man”, que virou hit nos Estados Unidos, “Signals” marca o início de uma fase de altos e baixos enfrentada pela banda, porém sem deixar rastros para uma musicalidade fraca, já que aqui temos sim faixas inspiradas com o velho toque de “Midas” do bom e velho Rush.
Formação:
Geddy Lee (vocal, baixo, teclados e sintetizadores);
Alex Lifeson (guitarra);
Neil Peart (bateria, percussão).
Faixas:
01 – Subdivisions
02 – The Analog Kid
03 – Chemistry
04 – Digital Man
05 – The Weapon (Part II of Fear)
06 – New World Man
07 – Losing It
08 – Countdown