Roadie Metal Cronologia: Rush – Rush (1974)

O trio canadense oriundo de Toronto, em 1973, gravou seu debut autointitulado, que viera a ser lançado apenas no ano seguinte. É nítida a influência de nomes como Led Zeppelin, Cream e Steppenwolf.

Desde a sua fundação, a banda se apresenta como um trio, porém exclusivamente neste álbum está a presença do baterista John Rutsey, que participou das gravações e da parte lírica de algumas composições mas, devido à problemas de diabetes, foi obrigado a deixar seu posto, assumido então por Neil Peart.

O álbum, após o lançamento, teve uma ótima aceitação e repercussão tendo conquistado disco de ouro nos Estados Unidos batendo a marca de mais de 500.000 cópias vendidas e conseguindo ficar na posição 105 do top 500 da Billboard.

rush-press-photo-w-rutsey

O Rush conseguiu em seu primeiro registro unir características que remetem muito a fase pós-Rockabilly dos anos 60, com aquele início da geração Hard Rock/Psicodelic, com bases totalmente calcadas do Rock ’n’ Roll tradicional. Se considerarmos a época do lançamento, nota-se que há influências sonoras das mais distintas, desde momentos de Leslie West e Janis Joplin, até características bem marcantes de Eric Clapton and Cream e Led Zeppelin.

Abrindo o debut, temos “Finding My Way”, faixa que apresenta aquela levada bem Rock ’n’ Roll, com riffs bem característicos da época, com velocidade média, porém marcantes, tendo nesta faixa a primeira aparição dos vocais de Geddy Lee, que além de estridentes, são únicos e marca registrada do Rush.

Seguindo temos “Need Some Love”, que mostra um lado mais rápido do grupo, com aquela levada que nos remete imediatamente aos ingleses do Led Zeppelin, com aquele andamento bem Rock ’n’ Roll, porém com uma pegada mais pesada.

A terceira composição é “Take A Friend”, mostrando uma influência mais de Blues, com um andamento com frases muito bem feitas, evidenciando a versatilidade e o excelente trabalho de Alex Lifeson, que destrincha de forma única, encerrando a faixa com um solo enaltecedor aos ouvintes.

A cozinha do disco é repleta de características muito diversas sempre alternando entre Classic Rock e Rockabilly (não pela parte dançante dos anos 50 mas pela qualidade vocal que é marcante e remete muito à época, em momentos remetendo à Janis Joplin).

Temos destaque para as faixas “In The Mood” e “Working Man”, esta última que foi considerada na 94° posição do Top 100 da revista Guitar World no quesito melhores solos da história do Rock, e que fez parte da trilha sonora das séries “My Name is Earl”, “That 70’s Show” e “Supernatural”, do filme “Goon” lançado em 2011 e de comerciais da rede Walmart de supermercados.

rush1970s.bw

Formação:
Geddy Lee (vocal e baixo);
Alex Lifeson (guitarra);
John Rutsey (bateria).

Faixas:
01 – Finding My Way
02 – Need Some Love
03 – Take A Friend
04 – Here Again
05 – What You’re Doing
06 – In The Mood
07 – Before and After
08 – Working Man

Encontre sua banda favorita