Teogonia vem do grego e significa “nascimento dos Deuses”. Também é o nome de um dos mais antigos tratados da mitologia grega que a sociedade contemporânea teve acesso. A canção de Hesíodo fala da criação do mundo, de como surgiram o mundo, primeiros deuses e suas guerras. E conta a história antiga que a Teogonia era onde os gregos aprendiam a ler, pensar, entender o mundo. Visto que a cultura grega é tão difundida em diversos meios, por que não utilizar como conceito de um álbum de black metal? Bem, foi o que se perguntaram os gregos do Rotting Christ.

Não só se perguntaram como, inspirados em Hesíodo, produziram sua própria “Theogonia” do Black Metal. Lançado em fevereiro de 2007, o décimo álbum de estúdio teve todas as músicas escritas por Sakis Tolis, que também produziu, mixou e masterizou. Ao dar o play, parece que você entra num ritual macabro, quando uma voz diz, em grego, algo como “E no começo era o caos”. Mas eles não se mantiveram só na grega, alguns nomes de músicas foram tirados também da cultura suméria e romana. Os nomes de “Rege Diabolicus” e “Gaia Tellus”, por exemplo, estão em latim.

Mas é fato que a cultura grega impera no trabalho. “Nemecic” começa com uma voz de coro, um dos instrumentos característicos do teatro grego. “Nemesis/Nemesis Come Born/Come Born Darkness Childe/Nemesis/Nemesis Last Bust Last/Bust The Holy Rite” (Nemesis / Nemesis Nascem / Nascem Filho da Escuridão/ Nemesis / Nemesis Último Busto no Último / Busto do Santo Rito). Logo em seguida surge o som, que parece ser de uma flauta, traz a tona que remete a melodia produzida pela lira, tão usada pelos poetas gregos. Claro, que tudo isso está dentro do contexto Black Metal do álbum.

Um álbum que mistura o som de uma geração que influenciou tanto a arte, em tantas formas, tão bem produzido, é com certeza um material interessante.

Track list
“Χάος Γένετο (The Sign of Prime Creation)”
“Keravnos Kivernitos”
“Nemecic”
“Enuma Elish”
“Phobos’ Synagogue”
“Gaia Tellus”
“Rege Diabolicus”
“He, the Aethyr”
“Helios Hyperion”
“Threnody”

Créditos
Sakis Tolis – vocal, guitarra, teclado
Giorgos Bokos – guitarra
Andreas Lagios – baixo
Themis Tolis – bateria

Encontre sua banda favorita